sábado, 14 de junho de 2008

Senado da Polônia reúne polacos do mundo


A Braspol, organização que reúne associações sociais e culturais de descendentes de polacos estará se reunindo nos dias 23 e 24 de junho próximo em Varsóvia, numa promoção do Senado da República da Polônia.
No encontro, "Posiedzenie Komisji Spraw Emigracji i Łączności z Polakami za Granicą", na sala 217, do Senado, serão abordados alguns temas de interesse da comunidade de origem polaca no Brasil, como reflexão sobre a busca de efetivas formas de parceria entre localidades brasileiras com forte presença da etnia polaca e a Polônia; popularização da língua e cultura polaca; ensino do polaco como segunda língua estrangeira; possibilidades de promoção da Polônia nos meios políticos, comerciais e culturais da localidade brasileira, perspectivas regionais de parceria entre organizações polacas, com aprovação especial do Conselho "Polônico" Mundial.
Segundo a agenda do Senado, o "Encontro com o Comitê de Representantes das Colônias Polacas no Mundo" terá como pauta: informações do Ministério da Relações Exteriores da Polônia sobre a liquidação das agências diplomático-consulares, análise de moções sobre encargos do Estado no âmbito dos cuidados com a Polônia e os polacos no exterior e assuntos gerais.
Segundo André Harmerski, de Nova Prata-RS, "Essa promoção e convite a um representante do Brasil, evidencia que o Senado da Polônia, responsável por assuntos da etnia polaca no mundo, lembra-se de nós. Você, líder da Braspol e da polonidade, o que tem a dizer sobre os temas para enriquecer a defesa de nossa causa? Agradecemos muito a sua ajuda até o dia 17 de junho." Hamerski estará representando o Brasil, na reunião do Senado da Polônia , como vice-presidente nacional da Braspol.

Maiores informações através do e-mail: andrehamerski@terra.com.br

Nenhum comentário: