sábado, 14 de junho de 2008

Capoeira na Polônia - I

Foto: Ulisses Iarochinski

Neste fim de semana, em Cracóvia, está acontecendo um grande encontro de capoeiristas de toda a Polônia. Além do tradicional "batizado" com Mestres brasileiros, que vieram especialmente para esta cerimônia, estão sendo realizadas rodas de capoeira, cursos rápidos de samba e até um concurso da mais bela capoeirista. Na noite desta sexta-feira, uma das organizações que promovem a capoeira na Polônia, a Unicar, que segue o legado dos mestres Baianos, promoveu o concurso da mais bela capoeirista da Unicar, no Club Rotunda. Participaram 13 jovens representado suas cidades. A Unicar está presente em 34 cidades da Polônia e conta com 1000 alunos do sexo masculino e 2000 do sexo feminino. A Unicar tem como mestre o polaco Adam Faba, também chamado Mestre Sem Memória.
A outra organização que mantém seguidores na Polônia é a Arte das Gerais, capitaneada pelo mineiro Wellington Leandro de Freitas, ou Mestre Nem como é chamado, e desenvolve a capoeira denominada Regional. Seguem os ensinamentos da Arte das Gerais, cerca de 20 grupos com cerca de 1000 alunos em toda Polônia. Mestre Nem está sediado, em Hamburgo, na Alemanha, e vem regularmente a Polônia para os "batizados". Já a Unicar de Sem Memória está sediada em Katowice, Cracóvia e Łódź. Na Polônia, inclusive, foi criada há cerca de dois anos a Federação Polaca de Capoeira, organização que não tem similar nem mesmo no Brasil, onde não existe associação de grupos, federações, ou confederação de capoeira.
Neste sábado, no Rynek (praça central de Cracóvia), alunos de ambas organizações realizam um um desfile de capoeira com seus alunos e passistas (mulatas) brasileiras vindas do Brasil especialmente para o evento. O encontro encerra-se com uma grande festa de carnaval no Club Rotunda, neste sábado á noite.

Nenhum comentário: