quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Gaúcho expõe em Varsóvia

Carroção, carregado com fumo. Uma das principais fontes de renda dos pequenos agricultores. Munícipio: Santo Antônio do Palma. Localidade: Santa Ana. Data: 22.01.2007. - 
Foto: Tadeu Vilani

A exposição "Retalhos do Além-Mar, A Saga dos Poloneses no Novo Mundo", será aberta hoje, em Varsóvia, no Ministério de Esporte e Turismo da Polônia, na ulica Senatorska 14. A mostra ficará aberta até 30 abril. Na "vernisage" haverá também o lançamento de um livro catálogo da mostra fotográfica, nos idiomas português e polaco.
A mostra é uma seleção de trabalhos do fotógrafo gaúcho Tadeu Vilani e resultado de suas andanças pelo universo dos descendentes de polacos na região das Missões, no Rio Grande do Sul. 
Vilani deu inicio a sua jornada de trabalho com os polacos brasileiros em 1996, quando ainda trabalhava no jornal "Zero Hora" sucursal de Santo Ângelo. 
Tadeu cobriu várias reportagens nesta época nas colônias polacas na região das Missões, principalmente na cidade Guarani das Missões. Assim, ao longo do tempo o artista conta que foi fotografando os descendentes de imigrantes polacos, principalmente a forma como viviam os pequenos produtores rurais, o cultivo da produção agrícola, a gastronomia, a religiosidade etc.
A exposição que chegou a Polônia já aconteceu 2005, quando se comemorou os 130 anos da imigração polaca no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e outras cidades daquele Estado. A exposição em Varsóvia conta com o apoio do Muzeum Historii Polskiego Ruchu Ludowego e Cesla - Centro de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos da Universidade de Varsóvia. 
Maiores informações em idioma polaco podem ser obtidas no sitio do museu em http://www.mhprl.pl e no Cesla da UW.
Algumas das fotos podem ser vistas no blog do fotógrado em

Nenhum comentário: