quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Poznań preocupada com Cracóvia

Lotnisko=aeroporto

"Chorzów e Cracóvia lutam para serem escolhidas para organizar a Euro2012. Se isto acontecer provavelmente Poznań pode ficar de fora dos jogos. Precisamos trabalhar. Como? Vamos discutir a respeito na próxima segunda-feira no Gazeta Cafe."
Foi esta a chamada do jornal "Gazeta Wyborcza" de hoje, na edição local da cidade de Poznań. A chegada dos delegados da UEFA a Cracóvia nesta semana, acendeu a luz amarela entre os poznanianos. Ao saberem que os emissários da Confederação Europeia já teria, inclusive, escolhido hotéis em Cracóvia, sobressaltou os organizadores da cidade sede (titular até aqui) dos jogos da Eurocopa de 2012.
A matéria do jornal diz que as duas cidades do Sul, Chorzów (ao lado de Katowice) na Silésia e Cracóvia na Małopolska fizeram ontem, à noite, em Bruxelas, uma apresentação dos que estão preparando para serem sede do campeonato de seleções de futebol em 2012. As duas cidades até aqui são consideradas reservas e são as duas, neste momento, mais adiantadas no cumprimento das exigências da Uefa.
As quatro cidades polacas titulares Varsóvia, Gdańsk, Poznań e Wrocław estão tendo vários problemas, a começar pela construção de seus estádios. Chorzów, possui o maior estádio da Polônia, onde justamente a seleção costuma realizar suas partidas nas eliminatórias da Copa do Mundo e mesmo das últimas Eurocopas. O estádio está sendo adequado às exigências e em breve ficará pronto. Já em Cracóvia, além da rede hoteleira, aeroporto, o estádio do Wisła Kraków dentro de alguns meses também ficará pronto. 
A edição do jornal se pergunta, "qual é o milagre? Cracóvia está com a reforma de seus estádio bastante adiantado e a infraestrura e aeroporto da capital da Pequena Polônia é muito melhor do que Poznań". 
E depois de tecer uma série de comentários convida o público e interessados para o encontro no Gazeta Cafe com o prefeito da cidade Ryszard Grobelny, o membro da Federação Polaca de Futebol - PZPN, Stefan Antkowiak, o vicepresidente da comissão Euro Poznań 2012 Michał Prymas, e os deputados Waldy Dzikowski (PO), Jan Filip Libicki (PiS) e ex-ministra de esportes Krystyna Łybacka (SLD). O encontro começa às 17:00 horas no Gazeta Cafe na ul. 27 Grudnia 3.

Nenhum comentário: