segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Orquestra Ra´anana está na Polônia



A Ra’anana Symphony Orchestra de Israel começou uma "tournèe" pela Polônia em tributo a Irena Sendlerowa, a polaca que salvou 2.500 crianças polacas-judias durante a segunda guerra mundial.
O ponto alto das apresentações, que tem no roteiro as cidades de Poznan, Gniezno, Konin, Kalisz, Leszno e Pila, será uma composição do isralense Kobi Oshrat, entitulada "Canção de Irena – um raio de luz na escuridão (Irena´song - a Ray of Light through the Darkness) para orquestra, voz e violino.
A excursão faz parte de um projeto educacional, que envolve 2.500 estudantes de segundo grau de Israel. Todos escreveram uma carta para Irena Sendlerowa como um gesto simbólico. Todas foram colocadas em jarros, igual aquele em que Irena colocava pepelzinho com o nome da criança salvada, para que eles ao fim da guerra pudessem se reunir às suas famílias.
Os jarros dos estudantes israelenses serão presenteados a personalidade da Polônia e Israel. Todas as cartas foram colocadas dentro de envelopes especialmente produzidos. As autoridades filatélicas de Israel emitiram para a ocasião dois selos, criados pelo artista polaco Rafał Olbinski (famoso pelos seus posters). 
Irena Sendlerowa morreu em maio de 2008 aos 98 anos de idade. Entre suas várias destinções se inclui a cidadania honorária do Estado de Israel.

Um comentário:

Carlos Alberto Surek dos Prazeres disse...

Tem que fazer um filme dessa polaca: " A Lista de Sendlerowa".
Acho que por ela ser polaca produtores e diretores vão se recusar afinal odeiam poloneses! {É o que parece (sabem esconder bem) e mais um pouquinho teremos certeza dessa polacofobia}