domingo, 8 de fevereiro de 2009

Aviões da CIA desceram na Polônia

Aeroporto de Szymany. Foto: Tomasz Waszczuk / AG

A promotoria confirma: Os aviões da CIA aterrissaram na Polônia onze vezes. Mas as chaves dos testemunhos ainda não foram testadas nos inquéritos sobre as alegadas prisões da CIA na Polônia. "As informações divulgadas anteriormente na imprensa sobre os voos no aeroporto de Szymany são verdadeiras. Nós já temos confirmado o número de voos que se utilizaram do aeroporto naquele período", afirmou o promotor de investigações Robert Majewski à Rádio ZET.
De acordo com um relatório da Comissão Europeia de 2007, não só os aviões da CIA - Central de Inteligência Americana aterrissaram na Polônia, entre 2002 e 2005, mas também o governo polaco concordava que os americanos detivessem suspeitos de terrorismo, em treinamento da Inteligência numa base próxima a Szymany no Nordeste do país. Não são conclusivas as evidências até o momento se estas voltaram a ser feitas mais tarde. Os políticos que estavam no poder naquele período continuam negando tudo a respeito da questão. Os promotores possuem apenas um documento sugerindo que as facilidades de movimento dos americanos existiu na Polônia. Mas não está claro ainda onde isto aconteceu.
Um inquérito oficial sobre as alegadas prisões da CIA foi apresentado na primavera de 2008. "Nós temos determinado que a maioria dos onze voos foram com aparelhos Gulfstream, um dos tipos de aviões usados pela CIA. Não há como negar que as aterrissagens aconteceram, mas o porquê desceram aqui ainda não está claro, como também não está confirmado se traziam prisioneiros à bordo", disse um dos promotores envolvidos na investigação do caso.
"Todas as informações pendentes de investigação são confidenciais", disse Jerzy Mierzewski, um dos promotores do caso.

Nenhum comentário: