segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A Polônia melhorou nesses 20 anos

A principal manchete do jornal Gazeta Wyborcza, desta segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009 é: "Esta Polônia é Melhor". O título é resultado de uma enquete realizada pelo jornal junto aos seus leitores. "Nestes 20 anos de queda do sistema soviético, as mudanças foram por uma Polônia melhor. Mas será que aproveitamos nossa liberdade?".


A tabela da sondagem pública da Gazeta responde a questão: Bom ou ruim que há 20 anos mudou na Polônia o regime da PRL - República Popular da Polônia para a III RP - Terceira República da Polônia?
As respostas em percentuais foram:
Boa (Dobrze) = 65%
Ruim (Źle) = 9%
Nem boa, nem ruim (Ani dobrze, ani źle) = 21%
Na média 5% respondeu = Difícil dizer 

Não está na tabela acima, mas no texto da reportagem aparece que 9% dos que responderam sentem saudades do comunismo. Entretanto, nem tudo mudou para melhor. Segundo outras pesquisas, nos últimos vinte anos, os polacos ficaram bem mais europeus, passaram a ter uma melhor educação, ficaram mais ricos e mais trabalhadores, e até mais bonitos. Mas se paga um preço alto para uma saúde cada vez pior e um "stress" muito maior. Em torno de 91% dos polacos alertam que estão muito mais estressados do que estavam durante a Polônia comunista. Não se tem mais tempo para os amigos e agora só se escontra gente interesseira.

Nenhum comentário: