quinta-feira, 16 de abril de 2009

Novo passaporte polaco a partir de junho


Foto: sxc.hu

O tão ambicionado passaporte de milhares de brasileiros descendentes de polacos vai mudar. Já em 29 de junho próximo todos os novos passaportes terão que conter as impressões digitais do portador.
Esta semana foram realizados testes com o novo sistema de emissão. Evidentemente que ele será todo informatizado e para isso será utilizado um software especialmente criado para isto.
As informações ficaram armazenadas em um micro chip embutido nos novos passaportes e todo o procedimento não deverá durar mais do que 30 segundos, pois bastará o solicitante depositar os dedos da mão direita sobre o skaner. Uma vez que a imagem apareça na tela do monitor, o procedimento será repetido.
Inicialmente os novos passaportes serão emitidos apenas em Katowice, Bielsko Biała e Częstochowa. Logo em seguida será a vez de Bytom e Gliwice. Num etapa posterior será emitido em todo o país.
O atual passaporte polaco, emitido desde 28 de agosto de 2006 já contém um microprocessador com o rosto digitalizado. O que será emitido a partir de 29 de junho conterá também, além das impressões digitais, informações biométricas.

Nenhum comentário: