quinta-feira, 16 de abril de 2009

Polônia também fará filme sobre Sendlerowa

Foto: Maciej Zienkiewicz

A versão polaca do filme para cinema sobre Irena Sendlerowa ainda é possível, apesar da negativa da Telewizja Polska ter se negado a participar como uma das patrocinadoras e produtoras. O filme deverá ser financiado pelo Polski Instytut Sztuki Filmowej, Ministerstwo Kultury e Telekomunikacja Polska. Irena também chamada de Sendler faleceu ano passado e durante a segunda guerra mundial salvou mais de 2.500 crianças judias dos horrores nazistas. 
"Isto poderia ser um escândalo, se os polacos não realizassem este filme", diz a chefe do Instituto de Arte Cinematográfico Polaco, Agnieszka Odorowicz.
O filme norteamericano "The Courageous Heart of Irena Sendler" (O coração corajoso de Irena Sendlerowa) produzido pela Hallmark Hall of Fame e que será apresentando pela rede de TV CBS tem no papel principal Anna Paquin, nominada ao Oscar por sua atuação no filme "Piano" é uma produção para televisão e teve ainda a participação dos artistas polacos Danuta Stenka e Maja Ostaszewska, além da música de Jan A.P. Kaczmarek.
A TVP negou-se a financiar o filme alegando não ter orçamento para tal. Mas isto não será problema para este outro filme para cinema que a Polônia deverá produzir. Por enquanto as projeções apontam que o filme deverá custar 5 milhões de złotych. Metade será financiado pelo Instituto, 1,5 milhões pelo ministério e o restante um milhão através da iniciativa privada, mas ainda existe a possibilidade que a TVP volte atrás e assine junto produção. A estréia já estaria marcada para 31 de agosto nos cinemas de toda a Polônia, provalmente a avant-premiere aconteça em Gdańsk, nas comemorações dos 70 anos do início da segunda guerra mundial.

Nenhum comentário: