sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Brasil Polônia - Três comemorações em 2010

Belwedere em Varsóvia - Palácio Presidencial da Polônia 1920

Depois de aparecer no cenário mundial, pós Idade Média como a grande República das duas Nações, juntamente com a Lituânia, a Polônia, em 1792, foi invadida e ocupada, teve seus filhos dizimados e sua cultura ultrajada por 127 anos por russos, austríacos e prussos (os atuais alemães). Tudo por que ousou naquele mundo monárquico e tirano, propor uma Constituição para sua República, em 3 de maio de 1791. A segunda constituição do mundo moderno e a primeira da Europa daqueles tempos de reis hereditários. Um absurdo e mau exemplo, diziam seus poderosos vizinhos. Má conduta, inclusive, por parte da nobreza polaca que se opunha a Constituição e buscou ajuda nos inimigos da Pátria polaca, conflagrando assim a Confederação Targowica.
Aquela República de 1453, que estendia seus domínios do mar Báltico ao mar Negro, que libertou a Europa do perigo turco-otomano, no cerco de Viena; que venceu e subjugou o Principado de Moscou, em 1612; que inspirou norte-americanos e franceses na criação de suas repúblicas, no século 18; tinha sobrevivido por mais de três séculos.
Mas penou e chorou muito, principalmente no século 19, ao ver seus filhos emigrarem aos milhões para outros cantos do planeta. Gente de pele, cabelos e olhos claros que viajaram muitas léguas marinhas para colonizar terras dos Estados Unidos e do Brasil.
Foi neste período de abandono forçado de sua terra, que muitos polacos lutaram pela volta da Polônia ao mapa dos Estados europeus. Entre eles, o pianista, Fryderyk Chopin, o poeta Adam Mickiewicz e até brasileiros como o ministro das relações exteriores Rui Barbosa, que não poupou elogios e clamores em prol de uma Polônia Independente. Já em 1907, como embaixador brasileiro na Conferência de Haia, Barbosa se declarava a favor da independência da Polônia. São do Águia de Haia, estas palavras na Conferência de Petrópolis, em 17 de março de 1917: “Os polacos eram um povo que havia conquistado as sympathias do mundo pelas injustiças políticas que, ha mais de um século, os governos autocratas da Russia, da Allemanha e da Austria faziam cair sobre a sua cabeça”.
O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência da Polônia de 11 de novembro de 1918 (também dia do fim da primeira guerra mundial), e em 1920, o estabelecimento de relações diplomáticas com a Segunda República da Polônia. O Sul loiro e de olhos azuis do Brasil foi também a primeira terra a receber uma representação diplomática da Polônia independente, em todo o mundo.
O Consulado Geral da Polônia, em Curitiba, a capital de todos os paranaenses, também neste 2010, assim como os dois países comemoram o estabelecimento de suas relações diplomáticas, está completando seus 90 anos de existência.
A contribuição daqueles imigrantes e seus descendentes ao Brasil é inegável e inquestionável. Foram os polacos que introduziram novas técnicas agrícolas no Brasil, que trouxeram o carroção com rodas de aros e puxados a cavalo, em substituição aos antigos carros de boi portugueses, que cobriram o Sul do país com casas de troncos e mais tarde, de tábuas e sarrafos de madeira (portugueses construíam suas casas de estuque – mistura de barro e bambus - italianos construíam com pedras, alemães com tijolos de barro e travessões de madeira). Foram os imigrantes polacos, tecelões da cidade de Łódź, que introduziram em Brusque, a indústria têxtil do Estado de Santa Catarina. Entre os fundadores da primeira universidade do Brasil, a Universidade do Paraná, estava o médico polaco Szymon Kossobudski, patrono do ensino da cirurgia no Paraná. Como também foi a filha de um imigrante polaco analfabeto, a primeira mulher a se graduar médica, numa universidade brasileira, a do Paraná. Foi também aquela gente trabalhadora que introduziu o cooperativismo no Brasil e foi o mesmo professor e agrônomo polaco Czesław Bieżanko, que trouxe dois quilos de soja da Polônia e plantou em Guarani das Missões-RS. Ele foi até condecorado com a medalha do Cruzeiro do Sul pelo presidente Castelo Branco por ter sido o introdutor da oleaginosa, que transformou o Brasil em maior produtor mundial. A comemoração da Páscoa, bem como o Natal, nunca mais foi a mesma, no Brasil, depois da chegada dos primeiros imigrantes da Polônia. O Brasil dos portugueses só comemorava o “dia de Santos Reis”. Foram judeus nascidos na Polônia, os primeiros a mostrar suas tradições mercantilistas que influenciaram tanto a economia, a indústria e as artes brasileiras. E nesta é preciso salientar a revolução ocorrida no teatro brasileiro pelo ator polaco Zbigniew Ziembinski, - o pai do moderno teatro brasileiro. Costumes, iguarias, música, dança, teatro, cultura. São tantas e ao mesmo tempo desconhecidas dos brasileiros, as contribuições polacas para o país dos trópicos. Como os Morozowicz na dança e na música. Como o “sonho”, na verdade, o “pączek” polaco que é saboreado do Oiapoque ao Chuí. Doce genuinamente polaco e que os desavisados portugueses chamam de bola de berlim. Até o “choro”, ritmo musical que deu origem ao samba bebeu nas fontes da “polca”, ritmo da Bohemia, quando esta fazia parte do território da República das duas Nações. A própria Chiquinha Gonzaga reconhecia isto. Como reconheceu o mestiço Paulo Leminski em suas letras, poemas e livros. Aos 90 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Polônia ainda são muitas as coisas a se revelarem à grande população brasileira. Coisas e fatos que unem estas nações não só em Curitiba e Sul do Brasil, mas no país inteiro.

Concerto em homenagem aos 200 anos de nascimento de Fryderyk Chopin

Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e Música de Câmara
I Parte
Música de Câmara
Programa: Fryderyk Chopin - Trio em Sol menor, Op. 8
Piano - Jan Krzisztof Broja (Polônia), Violino - Alexander Trostiansky (Rússia), Violoncelo - Alexander Znachonak (Bielorrússia)
II Parte
Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba
Fryderyk Chopin Concerto nº 1, em Mi menor. Op. 11
Piano - Marian Sobula (Polônia)
Regência : Wagner Polistchuk (Brasil)
Data: 15 de janeiro Horário: 20h30 Local: Canal da Música
Ingresso : R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível.

Os músicos convidados são verdadeiros mestres em seus instrumentos. Todos são reconhecidos mundialmente e fazem recitais em vários países. Alexander Trostiansky é professor do Conservatório de Moscou. Alexander Znachonak atualmente reside em Portugal, onde é professor e chefe de naipe da Orquestra Filarmônica de Beiras. Jan Broja tem uma agenda intensa de recitais pela Europa. Ele colaborou como consultor musical na produção do filme “O Pianista”, de Roman Polański. Marian Sobula também realiza apresentações em todo o mundo, com o intuito de promover a Polônia e sua cultura. A vinda dos pianistas Jan Krzysztof Broja e Marian Sobula recebe o apoio cultural do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.

Jan Krszysztof Broja pianista polaco

















Marian Sobula pianista polaco



















Aleksander Znachonak violoncelista Bielorusso














Aleksander Trostiansky violinista russo















Wagner Polistchuk regente brasileiro


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cidades polacas investem no Ano Chopin

Igreja de Brochów onde Chopin foi batizado - Foto: Marzena Hmielewicz

Bonés, chaveiros, "bigos" e buchada ao som de concertos inundam a cidade turística de Brochów, na Mazóvia, onde os pais de Fryderyk Chopin se casaram, e onde ele foi batizado. Também aí, o pianista tocou muitas vezes. A festividade faz parte dos mais de 1200 eventos que ocorrerão em 2010 em comemoração dos 200 anos de nascimento do compositor, somente na Polônia.
Nesta igreja de São João, em 23 de Abril 1810, foi batizado o "rebento" de nome Fryderyk Franciszek. Mas não é somente a igreja que se engalanou, também a praça em frente foi totalmente redecorada e segundo o Secretário Municipal, Bogdan Dobrzyński, os gastos já atingiram a soma de 600 mil złotych. Além da decoração, um novo busto do compositor foi colocado na praça em frente a igreja. As autoridades da pequena Brochów, estão esperando turistas de todo o mundo."Certamente, todos que vierem a Varsóvia e Żelazowa Wola, porque eles amam Chopin, viram também a nossa cidade", afirma Dobrzański.
Sanniki, na voivodia da Mazóvia, é outra localidade que investiu para receber turistas de todo o mundo. Na propriedade do compositor, ele e seus amigos passaram um dia de verão em 1828. Assim, na ala esquerda da mansão foi instalado um centro dedicado à memória de Chopin. Um total de 17 milhões złotych foram investidos na comunidade para também comemorar o Ano Chopin.
Em Szafarnia, na voivodia de Kujawsko-Pomorskie, onde Fryderyk passou suas férias com seus amigos, o palácio da localidade abriga agora o Centro de Chopin, com uma sala de concertos e um pequeno museu.
Mas em Obrów, onde Chopin passou muitas das suas férias, talvez das mais interessantes de sua vida, e onde ele encontrou pela primeira vez a música rural, e forneceu elementos para os temas que seriam utilizados em suas obras, não vai acontecer nada. Atualmente, a mansão onde ele ficava abriga a Prefeitura e centro cultural do município. "Temos uma placa comemorativa de Chopin e uma sala de estar na mansão", reconhece Miroslaw Kusińska, secretário do centro.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Prostituta milionária na Polônia

Foto Robert Krzanowski

O departamento fiscal da Polônia cobrou uma multa de 2,3 milhões de złotys (R$ 1,43 milhão) de uma mulher desempregada que deixou de pagar impostos sobre uma renda de ao menos 13,7 milhões de złotys (R$ 8,4 milhões) que, segundo ela, arrecadou como prostituta.
A mulher disse à secretaria da cidade de Katowice, no sul do país, que tinha clientes muito "generosos", segundo informações do site gazeta.pl, ligado ao jornal "Gazeta Wyborcza" nesta terça-feira.Um dos clientes pagou 5 milhões de złotys (cerca de R$ 3 milhões) no período entre 1997 e 2002, segundo a mulher.
"É praticamente impossível para uma pessoa ter um lucro assim só com negócios sexuais. Por conseguinte, suspeitamos que o dinheiro veio também de outras atividades ilegais", diz o inspetor Krzysztof Abratański, do Escritório Central de Investigações da Silésia, que elogia a cooperação com NTP. Nesta situação, os funcionários do Tesouro concluíram que a prostituta tinha recebido rendimentos de fonte não revelada e que lhe foi aplicada zł 2,3 milhões de imposto fixo.
Nos arredores do condomínio Góry, na cidade de Płocky.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Abertura do Ano Chopin no Brasil


A 28ª Oficina de Música de Curitiba entra em seu segundo dia de atividades. Mais de mil e quinhentos alunos participam de mais de 80 cursos com 60 professores brasileiros e estrangeiros.
Além das salas de aula, professores, no período da noite, realizam concertos. Na noite desta segunda-feira, no espaço cultural da Capela Santa Maria, o pianista polaco Jan Krzysztof Broja inaugura o 2010 - Ano Chopin no Brasil. O Ano, uma iniciativa da Unesco teve sua abertura, na última quinta-feira em Varsóvia, no Teatro da Filarmônica Nacional, com a exibição do pianista chinês Lang Lang. O Ano já tinha sido inaugurado na noite de primeiro de janeiro de 2010. O ministro polaco da Cultura, Bogdan Zdrojewski, dizendo que haverá por todo o mundo 2000 iniciativas, 1200 das quais na Polônia. também Waldemar Dąbrowski, que já foi ministro da Cultura, declarou que as comemorações não têm como objetivo popularizar a música de Chopin, pois "esta não precisa de ser popularizada", mas destinam-se a "apresentar ao mundo a imagem da Polônia de hoje através da música de Chopin". Será a maior campanha de promoção da Polônia de hoje", "maior do que a organização do Euro 2012 de futebol que só dura algumas semanas", acrescentou em declarações à rádio polaca. Por todo o mundom estão previstas 2000 iniciativas comemorativas, incluindo concertos e recistais de música clássica, jazz, blues e rock, além de bailado, exposições, espetáculos de teatro, filmes e desenhos animados. Os momentos significativos da comemorações do Ano Chopin, na Polônia, serão em Agosto, com o festival internacional "Chopin e a sua Europa". O XVI Concurso Internacional Chopim, de 2 a 23 de Outubro, um acontecimento quinquenal com imenso prestígio, este ano será acompanhado de numerosos recitais e concertos excepcionais. O site www.chopin2010.pl contém informações pormenorizadas em diferentes línguas. Depois de ter vivido na Polônia até aos 20 anos, Fredyryk Chopin deixou o país natal, em Novembro de 1830, antes da insurreição polaca contra a Rússia, e instalou-se primeiro em Viena e depois em Paris, onde morreu aos 39 anos, em 17 de Outubro de 1849.

No Brasil
Curitiba, portanto, é a segunda cidade no mundo a iniciar as comemorações dos 200 anos de nascimento do compositor e pianista polaco Fredyryk Chopin, justo ela, que é considerada a segunda maior concentração da etnia polaca fora da Polônia.
No recital desta noite, Broja apresenta 24 Prelúdios de Chopin. O concerto começa às 20:30 horas, na Capela Santa Maria, Rua Conselheiro Laurindo, Ingressos a R$ 10, ou R$ 5 mais 1 kg de alimento não perecível.

Jan Krzysztof Broja nasceu em Varsóvia, em 1972, e é um ganhador de competições internacionais, em Vilno, Hanau, (1989), New Brunswick (1991), Bucareste (1995) e Pasadena (2002). Estudou música em Frankfurt, Hannover e Varsóvia, e logo após seu sucesso em Vilno, em 1999, fez sua estréia internacional, no Grande Salão do Conservatório Tchaikovsky, de Moscou. As temporadas seguintes o levaram para as salas de concerto da Europa Oriental, na Rússia, Ucrânia, Lituânia, Polônia e Iugoslávia. Sua participação na Filarmônica de Varsóvia, na temporada de 2003, foi aclamada pela crítica como uma das performances mais virtuosas e, desde então, tem sido um convidado frequente na Filarmônica Nacional Polaca de Varsóvia. Outras participações notáveis incluem festivais em Ravello, Bratislava, e Festival de Música do Kremlin, em Moscou, e em 2005, ele foi membro do júri no Festival Internacional de Piano XXI Festival, em Bucaramanga, Colômbia. Jan Krzysztof Broja goza de uma agenda lotada como solista na Polônia e no estrangeiro, realizando, ocasionalmente, duo com Andrzej Bauer, um dos violoncelistas mais importante da Europa. Colaborou como consultor musical da produção da Academia de Roman Polanski, no premiado filme O Pianista..
Seu CD gravado é :Szymanowski, K.: Symphonies Nos 1 e 4 / Concert Overture / Study in B flat minor (Filarmônica de Varsóvia, Wit).
Além do 2010-Ano Chopin, Brasil e Polônia comemoram 90 anos do estabelecimento de suas relações diplomáticas e também o Consulado Geral da Polônia em Curitiba, a primeira representação diplomática da Polônia independente aberta no exterior.
A abertura do 2010-Ano Chopin em Curitiba é uma iniciativa do Consulado Geral da Polônia em Curitiba, em parceira com o ICAC- Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Neve causa estragos na Polônia

Foto: Tomasz Wiech

A neve e o frio intenso que castigam o hemisfério Norte tem causado prejuízos, estragos e até vítimas na Polônia. Na voivodia da Małopolska (cuja capital é Cracóvia), o transporte ferroviário foi paralisado e as estradas rodoviárias ficaram cobertas de neve. Muitas árvores foram quebradas pelo peso da neve acumulada em seus galhos. A queda das árvores causou interrupção da energia elétrica. As árvores caíram sobre as linhas de transmissão. Com isso 25 mil domicílios ficaram sem energia este fim de semana.
As linhas de trem entre Varsóvia e o Sul da Polônia foram bastante afetadas, ocorreram paradas no percurso das viagens, atrasos de mais de 6 horas, num trajeto que costuma ser feito em 3 horas. Algumas pessoas ficaram feridas em acidentes nas estradas causados por quedas de barreira e choques involuntários por escorregamento nas pistas.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Descoberta polaca revolucionária

Piotr Szrek e Grzegorz Niedźwiedzki - Foto: M. Hodbod

Este post é um alerta do amigo e leitor Marcos Cordiolli. O texto originalmente foi na revista científica "Nature" e reproduzida por vários jornais do mundo. No Brasil, entre outros, a Folha de São Paulo, numa colaboração da Giuliana Miranda.
Os fósseis dos primeiros tetrápodes foram encontrados na Góra Świętokrzyski (Montanha de Santa Cruz), próximo a cidade de Kielce. Os dois pesquisadores Piotr Szrek e Grzegorz Niedźwiedzki fazem parte do Państwowy Instytut Geologiczny (Instituto Nacional de Geologia da Polônia).

Grzegorz Niedżwiedzki (à direita) e Piotr Szrek ao lado do fóssil que encontraram no Sul da Polônia

Os primeiros passos da linhagem evolutiva de animais que desembocou no homem e em todos os outros vertebrados terrestres acabam de sofrer uma reviravolta. Pegadas encontradas no sudeste da Polônia indicam que os peixes "criaram" pernas e conquistaram a terra quase 18 milhões de anos antes do que se acreditava.
Ou seja, há 395 milhões de anos, os tetrápodes --vertebrados com quatro patas-- já caminhavam por aí. E com dedos, pés e mãos articulados.
A descoberta está descrita em um estudo na edição desta quinta-feira (7) da revista "Nature", liderado por Grzegorz Niedzwiedzki, da Universidade de Varsóvia. Seu grupo encontrou, entre 2002 e 2007, várias trilhas e pegadas fossilizadas em pedra que contrariam o cenário mais aceito hoje para o surgimento dos vertebrados terrestres.

Foto: G. Niedźwiedzki

Acredita-se que a transição da água para a terra aconteceu por meio de um grupo de animais com características adaptadas aos dois ambientes. Um deles era Tiktaalik roseae, um peixe com nadadeiras que parecem patas sem dedos.
Os vestígios encontrados, porém, são aproximadamente 18 milhões de anos mais velhos que os primeiros registros dessa transição. Segundo os autores, isso "força uma revisão radical" de teorias sobre a transição.


Arte e ilustração: jornal Folha de São Paulo

Os rastros do animal estavam numa região que provavelmente abrigou uma lagoa de águas salgadas e rasas, de leito lamacento. É um cenário diferente do que andava sendo proposto para a origem dos vertebrados terrestres. O Tiktaalik, por exemplo, tinha vivido no delta de um rio.
De qualquer maneira, no caso polaco, as condições marinhas favoreceram a preservação das marcas pré-históricas. Ainda assim, boa parte das pegadas está incompleta ou precisaria de mais exemplos para ser interpretada com precisão.
Apesar do material encontrado ter formas e características bem diversificadas, o tamanho médio das pegadas surpreendeu os cientistas. Com 15 cm, os vestígios sugerem animais de quase 2,5 metros de comprimento. Bem mais que o esperado. Uma pegada isolada com 26 cm sugere a existência de exemplares ainda maiores.


sábado, 9 de janeiro de 2010

Realismo socialista no Museu de Cracóvia

Cartaz de Bogna Krasnodębska-Gardowska, Junaczki, 1952.

Em exposição no prédio principal do Museu Nacional, em Cracóvia, a Arte polaca do século XX.
Na Europa do pós-guerra, a Polônia foi colocada na esfera de influência das Repúblicas Socialistas Soviéticas e teve subordinada a reconstrução do país ao modelo soviético. A execução de serviços da nova realidade do sistema sócio-político atingiu também as artes e a cultura.

Stefania Dretler-Flin (1909-1994), Lato, 1950

A Conferência Nacional de Artistas e Críticos de Arte de Nieborów, em fevereiro de 1949, teve seguimento no IV Congresso de Delegados da Associação de Artistas Visuais polacos relizada em Katowice, em junho daquele mesmo ano. Quase todos os autores concordaram com o realismo socialista como uma direção forçada. Pressupostos foram introduzidos numa obra de arte e estes deveriam ser: realista, claro, criativo e social. O Realismo Socialista também recebeu com entusiasmo os alunos "progressistas" em escolas de arte, onde o fundamento ideológico da educação tornou-se uma luta pela paz e pelo socialismo e o principal método de formação era o método do realismo socialista. Ele era baseado no estudo da natureza, onde o tema deveria receber as características do individualismo e o estudo da composição era definido como o equilíbrio interior, desenvolvido a partir da idéia de que a imagem não dominaria qualquer motivo artístico. Artistas que não aceitavam o realismo socialista eram considerados adversários do Estado progressista e por isto só tinham uma alternativa: a cessar a prática da arte.

Konstanty Sopoćko (1903-1992), Żołnierze Armii Ludowej minują tor kolejowy, z „Teki partyzanckiej”, 1950,

O Realismo Socialista polaco expandiu seus horizontes em 1954, coincidindo com a morte de Stalin em 1953. Após este fato foram aumentados gradualmente os espaços democráticos relacionados com a revisão do stalinismo. Isto permitiu maior liberdade artística, que espetacularmente foi revelado em uma exposição no Arsenal de Varsóvia em 1955. Realismo socialista se tornou a primeira exemplificação da agitação política e ideológica através de pontuações artísticos incluídas num regime repressivo eficaz.
Apesar da abundante produção deste período, as obras deste realismo ficou circunscrita a exposição em ministérios, comitês do partido, escritórios do governo central e local, locais de trabalho, centros comunitários. Com o fim do comunismo estas obras praticamente desapareceram. Mas preservadas, a maioria dos trabalhos, como pinturas, esculturas, desenhos e gravuras foram para o depósito central do Museu Nacional, em Kozłówka, onde hoje, desde 1994, está a Galeria de Arte Judaica.

A.N., Wystawa książki radzieckiej w Muzeum Narodowym w Warszawie, 1948

Como se pode ver, a técnica preferida deste período é xilogravura. A maioria das imagens são semelhantes entre si, a monotonia do tema e as medidas para atrair a atenção, principalmente aqueles que trazem metáforas ou expressões, afastam-se do rigor formal em conteúdo e orientação.
MJP, Oszczędnością budujemy, 1948

Nesta exposição, são apresentados pela primeira vez, grande número de cartazes desconhecidos, produzidos, a partir dos anos quarenta, e embora eles ainda não sejam ainda representantes de um socialismo típico realista, dam uma idéia da integração entre as duas culturas contemporâneas.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Aberto o Ano Chopin em Varsóvia

O virtuoso Lang Lang - Foto: Jakub Ostałowski

Em Varsóvia, na noite de ontem, foi aberto oficialmente o 2010 - Ano Chopin na Polônia. No Teatro da Filarmônia Nacional e com a presença do presidente da República Lech Kaczyński, o virtuoso do piano, o chinês Lang Lang elevou a música de Fredyryk Chopin a um nível poucas vezes ouvida desde a morte do genial compositor polaco.
O desempenho de Lang Lang, em Varsóvia, foi limitado a poucos minutos, mas o Larghetto no meio do Concerto em Fá menor de Chopin deu a impressão de que a música estava flutuando suavemente no ar. O som tocado maravilhosamente e de forma delicada, cheio de poesia foi de uma doçura misturada com nostalgia. Foi sem dúvida a criação de mais alto nível executada pelo "top" absoluto do pianismo mundial.
Não houve escassez de momentos bonitos, aliás, todo o desempenho, mesmo que no final do concerto de Chopin, Lang Lang tenha tocado num ritmo impressionante, não perdeu uma única nota. O chinês Lang Lang é um grande pianista, e para quem nem mesmo a parte mais difícil não foi difícil. Tão deslumbrante pela sua leveza técnica que outros só podem invejá-lo.
A idéia interessante da inauguração do ano na Polônia com a "Missa Solemnis" de Liszt (amigo do compositor polaco é completamente diferente do humor - bruto e destituído de virtuosismo) foi do diretor da Filarmônica Antoni Wita.
O coro da Orquestra Filarmônica deu uma interpretação compacta e expressiva com seus irrepreensíveis solistas: Joanna Kozłowska, Ewa Wolak, Ryszard Minkiewicz e Jarosław Bręk.

Oficina de Música de Curitiba e a Polônia


Quero informar aos leitores e seguidores do blog Jarosinski do Brasil, que respondo pela presidência do Instituto Curitiba de Arte e Cultura e consequentemente pela 28ª Oficina de Música de Curitiba, o maior evento no gênero da América Latina.
Neste 2010, além das comemorações dos 200 anos de nascimento do compositor polaco Fryderyk Chopin, a Polônia e o Brasil comemoram 90 do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Para os desavisados, a Polônia esteve ausente da lista dos Estados Nacionais durante o período de 1795 a 1918, invadida e ocupada que foi por Rússia, Áustria e Prússia (atual Alemanha). O grande Águia de Haia, Ruy Barbosa durante seu exercício na chancelaria brasileira foi talvez um dos maiores defensores da volta da Polônia ao mapa do mundo. O Brasil foi assim um dos primeiros países a reconhecer a independência da segunda república polaca de 11 de novembro de 1918. Não bastasse isso, o Consulado Geral da Polônia em Curitiba (com jurisdição nos três Estados do Sul Brasileiro) também faz 90 anos e na qualidade da mais antiga e primeira representação diplomática da Polônia independente no Exterior. Antes mesmo do que França, Inglaterra, Estados Unidos e Portugal. Assim, nesta 28ª Oficina de Música de Curitiba, a presença de dois pianistas polacos Jan Krzysztof Brojna e Marian Sobula serão abertas estas três comemorações.

28ª Oficina de Música de Curitiba
Um espetáculo da Camerata Antiqua de Curitiba, às 20h30, no Teatro Guaíra, abre no próximo domingo a programação da 28ª Oficina de Música de Curitiba. Durante 22 dias, de 10 a 31 de janeiro, o festival transforma a cidade num grande palco onde acontecem 89 cursos e mais de 60 concertos de música erudita e música popular brasileira. O concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, com regência de Wagner Polistchuk, apresenta a obra "Os Sertanistas Brasileiros - A Saga dos Irmãos Villas-Boas", de Hudson Nogueira. No programa também estão composições de Dimitri Cervo, Fernando Morais e Heitor Villa-Lobos.
A composição escrita por Hudson Nogueira, que teve estreia mundial no encerramento da temporada de concertos da Camerata Antiqua, em dezembro de 2009, é baseada no livro "Almanaque do Sertão", de Orlando Villas-Boas. A versão musical está dividida em quatro movimentos: "Almanaque do Sertão", "História de Visitantes, Sertanejos e Índios", "Xingu, os Índios e Seus Mitos" e "O Último Kuarup". O primeiro movimento é para orquestra (cordas, percussão e piano), o segundo para orquestra e solistas (soprano e barítono), o terceiro para orquestra e coro, finalizando com o Kuarup, ritual fúnebre dos índios do Xingu, para coro, orquestra e solistas. Assim como o livro, a versão musical procura mostrar a história dos dois sertanistas, grandes defensores da criação de reservas e parques indígenas na região do Xingu.
Dividida em duas fases, a Oficina de Música terá, nos dez primeiros dias, uma programação de cursos e concertos voltados à música erudita e à música antiga. Na segunda fase, entram os instrumentos e conjuntos de MPB, além das oficinas de Música Latino-Americana e Música e Tecnologia.
O Consulado Geral da República da Polônia em conjunto com a Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura está preparando vários eventos em homenagem ao Ano de Chopin. Iniciamos as comemorações já em janeiro, com a participação de dois pianistas poloneses na 28ª edição da Oficina de Música onde serão apresentadas as obras de Chopin em dois concertos:
Dia 11 de janeiro (segunda-feira), às 20:30, na Capela Santa Maria – recital de piano, Jan Krzysztof Broja. Dia 15 de janeiro (sexta-feira), às 20:30, no Canal da Música – Jan Krzysztof Broja em música de câmera, e Marian Sobula – concerto de piano e orquestra.

O tema desta edição da Oficina de Música é "Quando o erudito encontra o popular e vice-versa". A proposta é estabelecer um diálogo entre a música de tradição popular e a erudita, mostrando como os compositores eruditos encontram a música popular e também como o inverso ocorre.
Cerca de 1200 alunos fizeram inscrição para participar dos cursos de instrumentos, técnica vocal, composição, práticas de orquestra e de conjuntos que são ministrados por grandes músicos de renome internacional. Alguns cursos ainda têm vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria da Oficina, na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), a partir de segunda-feira (11). No site da Oficina há a relação dos cursos nos quais ainda é possível se inscrever.
Em 2010 a sede oficial do evento será a UTFPR, numa parceria firmada entre a Fundação Cultural e a Universidade. A Oficina integra as comemorações dos 100 anos da instituição.
Concerto e Cerimônia de Abertura da XXVIII Oficina de Música de Curitiba
Data: 10 de janeiro, às 20h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto Guairão
Ingresso: R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.
Você pode acompanhar tudo que acontece na 28ª Oficina de Música de Curitiba nas mídias da internet: Sites, Blog, Twitter, Orkut, Flickr, Youtube. Fotos, vídeos, programação e muitas novidades estão disponíveis nos endereços:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
http://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com
http://twitter.com/oficinademusica
http://www.youtube.com/oficinademusicacwb
http://www.vimeo.com/user1141136
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba
Outras fotos da Oficina de Música estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/oficinademusicadecuritiba_2009
Visite o site http://www.icac.org.br

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Auschwitz - Mentor do roubo é sueco

Foto: Mateusz Skwarczek

Foi um sueco que planejou e organizou o roubo da placa com a inscrição "Macht frei Arbeit", do Museu do Campo de Concentração e Exterminação Alemão nazista Auschwitz, na cidade polaca de Oświęcin (ochvientchin). Os mentores do roubo foram ajudados por polacos imigrantes que vivem na Suécia. Esta é a conclusão a que chegaram os investigadores da promotoria regional de Cracóvia, encarregada do caso, segundo informou o promotor Artur Wrona.
Para o promotor, o sueco Anders H. e um emigrante de origem Balcânica, Vladimir Z. foram os responsáveis intelectuais do roubo. Para os dois será emitido um mandado de detenção europeia
Anders H. fez o reconhecimento no local com a ajuda do polaco Marcin A. Há divergências quanto à data da visita ao campo feita pelso suspeitos. De acordo com uma versão a visita se deu no outono de 2008, enquanto uma segunda versão aponta o ano de 2009.
Os investigadores não quiseram confirmar se o sueco é de uma organização neonazista. "Extraoficialmente, ficamos sabendo que o homem que no passado foi associado a grupo de nazistas.", informou Wrona.
Os investigadores também revelaram que eles querem mudar as acusações contra cinco suspeitos, que estão agora em prisão preventiva Cracóvia, todos polacos da região Norte do país. Auschwitz fica no Sul da Polônia. Caso sejam mudadas as acusações, os suspeito podem ser condenados a dez anos de prisão.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Seleção de Smuda já tem equipe técnica

Franciszek Smuda - Foto: Piotr Skórnicki

Nem Thomas Wałdoch nem Marek Kozmiński, mas sim Jacek Zieliński e Jan Furtok ajudarão Franciszek Smuda. O técnico polaco anunciou sua equipe para levar a Polônia à disputa da Eurocopa 2012.
"Jasiu é um homem de negócios, sem rodeios. Sabe como cheiram as meias", elogiou Furtok. A ex-estrela da Bundesliga, Furtok, que em 1991, tornou-se vice-artilheiro vestindo as cores do Hamburger SV, é ainda mais surpreendente do que Zieliński. Pelo menos é a repercussão da imprensa polaca, que não acreditam em nenhum dos dois nomes para compor a equipe técnica do treinador da seleção polaca.
O lobby diz que Zieliński e Furtok, bem como o treinador de goleiros Jacek Kazimierski, serão receberão da Federação Polaca de Futebol, não menos do que 10 mil zł por mês. Wałdoch alegadamente ganha quatro vezes mais do que isso. Os novos colegas de Smuda assinarão contrato para trabalhar pelo menos até a Euro 2012. "Não assinaram os contratos ainda, mas a palavra da Federação Polaca de Futebol vale mais do que todas as formalidades", afirmou Zdzisław Kręcina, secretário geral da Federação .

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Cracóvia - cidade dos festivais.

Foto: Mateusz Skwarczek

Cracóvia além fantástico turístico e cultural de sua cidade e arredores tem se notabilizado neste início de terceiro milênio por abrigar mais de uma dezena de festivais, na sua maioria na área da música, sem que esqueça do cinema, artes plásticas e folclore.
O World Music Festival, dedicado aos instrumentos musicais (em oposição a Unsoundu) custou aos cofres municipais exatamente 0 zł (zero złoty); pois a maioria das estrelas chegaram para o Jazz Cracóvia de Outono e o Off Off Festival custeados pelos Klub Alchemia Klub Re e, finalmente, foi realizado um grande concerto da banda New York Balkan Beat Box, no final do Festival da Cultura Judaica.
Mas foi o Selector Festival a maior sensação musical de 2009, em Cracóvia. Apesar de ser apenas a primeira edição, o evento tem sido reconhecido em enquetes internacionais. Foi nominado para o prestigiado Festival de Prêmios do Reino Unido e da primeira edição do European Festival Award), para o polaco Nocny Marek dla Alter Artu. A "New Musical Express", elogiou-o como um dos eventos musicais mais interessantes da Europa continental, já que encantou mais de 10 mil pessoas no Park Błonia e isto já na primeira edição.
Além do Selector, Cracóvia também teve o lançamento da primeira edição do Festival de Knock Out Apocalyptica, Testament, Anathema, Meshuggah e Hatesphere. Em contraste com seu antecessor, o Knock Out Festival, é cem por cento independente, financiado com fundos privados.
Adicione a isso o sucesso que foi o Coke Live Music Festival, Lenny Kravitz em na Wianki (festa do solstício), Aphex Twin e a Cinematic Orchestra no Sacrum Profanum.
No ano que se encerrou também favoreceram enormemente os shows em clubes e discotecas. Os organizadores da Agência Factory Productions tomaram conta do cenário musical noturno da cidade. Graças a eles foi possível assistir e ouvir ao vivoGogol Bordello, Kilimanjaro Darkjazz Ensamble, Paradise Lost, Fucked Up, Editors, Therapy?, Skye Edwards, IAMX, Archive, Nouvelle Vague, God is An Astronaut, Nnekę, Sisters of Mercy.
A Agência de Concertos Front Row Heroes liderada por Ciprian Bus trouxe a primeira heroína da noite, a vocalista canadense Basia Bulat de origem polaca.
O Festival da Canção Estudantil, que revelou grandes nomes da música da Polônia continua suas edições, mas infelizmente já não revela novos talentos como Gregorz Turnau (para dar um exemplo). Talvez o formato e a repercussão precisem ser reformulados.
Algumas das melhores realizações de 2009:
Concerto do Ano: Arquivo no Studio Club Nouvelle Vague na Rotunda
Festival do Ano: Unsound
Gravação do Ano: Wu-Hae "Opera Nowohucka"
Ano de estréia: Bad Light District "simplificações"
Clube do ano: Re - a teimosia e ambição.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Crianças só com capacete


Foto: Tomasz Fritz

Não é só Zakopane que recebe turistas nesta época do ano. Também nas montanhas da Silésia, o movimento é intenso. Na estação de esqui de Szczyrk de Bielsko Biała, as crianças de até 15 anos só podem esquiar usando capacete. É lei nacional na Polônia. A temperatura mais alta nesta época do ano é de 8 negativos... alguns dias fez 4 negativos, mas foi por poucas horas. Este tem sido um dos mais fortes invernos dos últimos anos na Polônia. Temperaturas quase sempre em torno dos 15 negativos, chegando até a picos de 30 negativos.

Inglês e suecos seriam os mandantes

Foto: Tomasz Wiech

O jornal britânico "Sunday Mirror" publicou nesta, que um colecionador, súdito da Rainha Elizabeth II teria encomendado o roubo da placa do portão do campo de concentração e exterminação alemão nazista, na cidade polaca de Oświęcin. A famosa frase "Arbeit macht frei"- (o trabalho faz livre) foi roubada semanas atrás por quatro indivíduos. Quatro dias depois a polícia polaca os encontrou e recuperou a placa.
Mas segundo o jornal de Londres , "foi combinado que a placa seria escondida numa adega de Estocolmo, na Suécia, onde um britânico a receberia e pagaria uma soma considerável. O plano previa que o dinheiro recebido pelo grupo Neo-nazista sueco seria para financiar atividades na Suécia. O plano fracassou porque os ladrões entraram em pânico quando a polícia da Polônia recuperou o o irônico símbolo e a resposta internacional de indignação com o roubo assumiu proporções impensadas".
A promotoria de Cracóvia encarregada de investigar o caso, não quis comentar a notícia do jornal inglês. Na última quarta-feira última, os investigadores, contudo, pediram para o governo sueco assistência na investigação. Os promotores esperam resposta nas próximas três semanas.
Por outro lado, de acordo com informações não oficiais, publicadas pelo jornal polaco "Gazeta Wyborcza", o investigador polaco não têm informações sobre a conexão sueca no roubo da placa histórica. A Promotororia sabe que os suecos não eram o principal, ou último elo da ação criminosa. A polícia polaca chegou aos quatro ladrões polacos depois de uma chamada telefônica anônima, com informações muito detalhadas sobre os ladrões.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Maja Ostaszewska - a atriz

Maia Ostaszewska, nascida em 3 de setembro de 1972, em Cracóvia é atriz de teatro e cinema. Brilhou em . Ela vem de uma família de artistas. Seu pai, Jacek Ostaszewski, é o fundador do lendário grupo Osjan. Graduou-se, em 1996, na Academia de Artes Dramáticas de Cracóvia. Ostaszewska já fez parte dos elencos do Teatro dramático, TR Warszawa (antigo Teatro Variedades) e do Teatro Nacional. Desde 2008, ela faz parte do elenco do Teatro Novo de Krzysztof Warlikowski.
Ganhou o prêmio Aleksander Zelwerowicza - concedido pelos editores da revista mensal "Teatro" - pela temporada 2006/2007, onde fez papel de Harper Pitt em "Angels in America", de Tony Kushner no TR Warszawa, dirigida por Krzysztof Warlikowski.
Maja é budista e vegetariana. Ainda em Cracóvia se formou na Escola Secundária VII da rua Skarbińskiego nr. 5, de Cracóvia. Por dois anos foi casada com o diretor teatral Łukas Barczyki. Quando criança viveu com seus pais durante 3 anos nas montanhas de Karkonosz em Przesiece.
Casou-se com Michal Englert, filho dos atores Marta Lipińska e Maciej Englert. Deste casamento teve o casal de filhos Franciszek e Janina.
Em seu currículo artístico, além da participação elogiadíssima em Katyn de Andrzej Wajda fez os seguintes filmes:
* 2009: Janosik. Prawdziwa historia como Wiedźma Marketa
* 2009: Dzieci Ireny Sendlerowej como Jadwiga
* 2008: Ile waży koń trojański? como Lidka, primeira esposa de Kuba
* 2007: Katyń jako Anna, esposa de Andrzej
* 2006: S@motność w sieci como a Gineologista
* 2005: Solidarność, Solidarność... como Maja
* 2003: Przemiany como Marta Mycińska
* 2002: Pianista (The Pianist) como a mulher com o filho no Umschlagplatzu
* 2001: Tam, gdzie żyją Eskimosi (Where Eskimos Live) como a garota do hotel
* 2000: Prymas. Trzy lata z tysiąca como a irmã Maria Leonia Graczyk
* 2000: Egoiści como a cliente da agência de propaganda
* 1999: Patrzę na Ciebie, Marysiu como Marysia Orzechowska
* 1997: Przystań como Karolina Dobrzyńska
* 1993: Lista Schindlera (Lista de Schindler) como a louca
Séries televisivas
* 2008-2009: Czas honoru como Wanda Ryszkowska, noiva de Bronka
* 2003-2008: Na dobre i na złe como Małgorzata Donovan
* 2000-2001: Przeprowadzki como Celina Szczygieł, esposa de Mieczysław
Papéis teatrais
* 2005: "Krum" Hanocha Levina, direção de Krzysztof Warlikowski no Stare Teatr de Cracóvia / TR Warszawa (coprodução)
* 2007: "Anioły w Ameryce" Tony'ego Kushnera, direção de Krzysztof Warlikowski no TR Warszawa Harper Amaty Pitt
* 2009: "(A)pollonia", direção de Krzysztof Warlikowski no Nowe Teatrz de Varsóvia

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Rynek se transformou numa discoteca


100 mil foi o número de pessoas comemorando a passagem de ano no histórico Mercado central de Cracóvia, ou para outros a praça central da cidade. Atuações de DJ´s, espetáculos de dança, competições, e, finalmente, o aprendizado dos passos para a WOW dance - uma dança especialmente preparada para esta noite de festa cracoviana.

E Foi absolutamente o concerto de estréia que balançou a platéia! Mais de um mês antes de sua turnê, Agnieszka Chylińska, cantou nesta passagem de ano, as músicas de seu mais recente CD "Modern Rocking", no Rynek Główny (praça do mercado central), em Cracóvia. As quase 200 mil pessoas que enfrentaram frio, garoa e neve ficaram encantadas com a rainha das discotecas polacas.
Antes de começar a cantar, ela recebeu das mãos de Piotr Metz e representantes da EMI Music o álbum de platina da Polônia.
Agnieszka Chylińska, nasceu em 23 maio de 1976 em Gdańsk - terra de Lech Wałęsa – destacou em 1994 quando venceu o III Prêmio no Festival da Canção Francesa, na cidade de Starogard Gdańsk. Desde então se transformou numa cartista do rock-in-roll e dos ritmos de discotecas e DJ´s, como DJ ADHD, DJ Krime, além de Marek Rusinek, Irek Jakubek e Przemek Grabowski eRaul Rincon.
Fotos: Piotr Krochmal

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Wrocław pode perder a Euro2012

Estádio do Wisła Kraków - Foto: Mateusz Skwarczek

Se até o início dos campeonatos de 2010 Wrocław (vrotssuaf) não tiver um estádio acabado, então o governo irá oferecer para organização da Euro 2012 uma outra cidade. E tudo indica que esta outra cidade será Cracóvia, pois além do estádio do Wisła Kraków (vissua cracuf) estar em fase final de construção, bem próximo, está sendo erguido o estádio do Cracóvia (o outro clube centenário da cidade).
Devido ao atraso de quatro meses na execução arena de Wrocław dedicada à Euro 2012 o prefeito Dutkiewicz decidiu ontem rescindir o contrato com o consórcio liderado pela Mostostal Warszawa para a construção do estádio.
Agora Wrocław pretende negociar com a outra empresa, que participou da concorrência para a construção do estádio.
No cronograma original, o estádio de Wroclaw, deveria ser concluído em finais de 2010 e 2011. Atualmente, as autoridades da capital da Baixa Silésia, supõem que isso só acontecerá em meados de 2011. Com a quebra do atual contrato, Wrocław reduz suas chances para sediar partidas da Euro.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Łaszczów a 42ª cidade lubelska

Há cerca de dois anos acompanhei e servi de guia e intérprete a um casal de gaúchos de Porto Alegre. Ela médica, ele engenheiro. Ambos descendentes de polacos. Viajamos num carro alugado desde Cracóvia até muito próximo a fronteira com a atual Ucrânia. Ele buscava a localidade onde seu pai, de origem judaica, havia nascido.
Chegando lá procuramos saber onde se localiza o bairro judeu da cidade. Depois de perguntar a duas pessoas, uma delas, balconista num pequeno mercado, chegamos à casa do wójt (pronuncia-se vuit) - representante do distrito, uma espécie de prefeito local. Era um sábado e a família estava se preparando para ir a um casamento. Mas isto não foi empedimento para que fôssemos recebidos no jardim da casa com sucos, doces e chá.
Imediatamente o pai do wójt, um senhor de 88 anos, dispos-se a nos acompanhar num passeio pelo localidade. Foi muito bom, pois a cada pergunta do casal, aquele bom polaco ia desmistificando preconceitos.
- Onde era a escola dos judeus? Perguntava a médica.
- De judeus? Não tinha escola separada não. A cidade que ainda é pequena até hoje não comportava mais de uma escola. Estudávamos todos juntos, polacos, ucranianos, católicos, ortodoxos, protestantes e judeus.
No passeio pela pequena localidade de não mais que 3 mil habitantes. conhecemos a antiga escola, as ruínas do antigo cinema comunista, que havia sido a sinagoga dos polacos judeus. Ao passarmos por um jardim fechado, o velho polaco, pediu para que parássemos e entrássemos no jardim.
- Aqui era o antigo cemitério dos judeus. Mas durante a guerra, os alemães, destruíram tudo. Em 1994, nossa comunidade, com nosso dinheiro católico, recuperou aquele mato e amontoado de lápides. Restaurado, o antigo cemitério, ainda não foi usado para novos enterros. Não temos mais polacos de religião judaica em nossa cidade. Os últimos foram obrigados a marcharem até o campo de concentração de Belzec. Andaram mais de 30 km para depois serem mortos pelos alemães. Nós, os polacos católicos, sobreviventes, logo após encerrada a guerra, fomos atacados pelos ortodoxos ucranianos que desejam ocupar também nossa localidade, estendendo a fronteira da Ucrânia, determinada por Stalin.
Aquele velho polaco não parava de contar e omitir sua opinião sobre questões históricas importantes, como a guerra, o ataque alemão de um lado e soviético de outro, a convivência pacífica que existia antes da guerra entre polacos de diferentes credos e nacionalidades.
Os comentários que ouvi do casal de gaúchos durante a viagem até ali sobre o antissemitismo dos polacos foram cessando a cada resposta convicta e verdadeira daquele velho senhor católico, amigo de infância de outros polacos de origem judaica.
- E por que não restauraram a sinagoga? Perguntou a gaúcha brasileira
- Minha senhora, esta é uma comunidade pequena e pobre. Fizemos um grande esforço para restaurar o cemitério, de desenterramos as lápides. Nos faltou e nos falta dinheiro para tantas outras coisas. Não foi possível ainda restaurar o cinema que um dia era a sinagoga do pai e avô de seu marido. Mas se a senhora ajudar, tenha certeza que restauramos e entregamos a sinagoga para os polacos e não polacos de origem judaica.
Mas vamos deixar de memórias. Sim, por que em que pese a quase milenar aldeia, esta visita também já faz parte das memórias. Não da cidade, mas com certeza das minhas, do casal brasileiro de origem polaco-judaica e daquele simpático senhor - nosso guia e anfitrião. Vamos deixar por que a pequena aldeia é notícia nos jornais da Polônia, nestes dias.
A pequena localidade visitada por mim e os gaúchos está em festa. Neste encerrar de ano velho a pequena aldeia, que antes da segunda guerra mundial era uma cosmopolita localidade terá uma comemoração de ano novo incomum. Na véspera de 2010, os residentes de Łaszczów (uachtchuf) vão comemorar a elevação do distrito à categoria de cidade.
A atração principal do evento será a realização do show "Gwiazdy Polskiej Estrady - mandaryna" (plataforma das estrelas polacas). Um planejado espetáculo de fogos de artifício. "A noite vai ser especial para nós, porque com o badalar da meia-noite vai reivindicar o direito de sermos cidade." diz Cezary Girgiel, o wójt de Łaszczów.
O status de aldeia para cidade foi dado em 1549, para o senhor feudal, Alexander Łaszczowi, das mãos do Rei Zygmunt. Os direitos adquiridos permitam a organização de feiras e mercados. A condição de cidade vigorou até 1869, quando um forte repressão russa atingiu os direitos cívicos de 26 lugares da região.
Desde então, Łaszczów não passou da condição de ser uma gimna (distrito administrativo). O que impediu com certeza um desenvolvimento maior para a localidade. O que segundo o wójt Girgiel será mais interessante para os investidores. "É um tipo de investimento para o futuro. Com certeza a cidade vai despertar maior interesse entre os diversos tipos de empresas. Temos grandes esperanças de associar o desenvolvimento com a construção de uma divisa com o município de Dołhobyczów.", diz Girgiel.
Łaszczów se torna a 42ª cidade da região Lubelski, cuja capital é a cidade de Lublin, no Leste polaco.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Reveillon 2010 com música clássica em Cracóvia

Robert Kabara, diretor da Sinfonietta Cracovia - Foto: Mateusz Skwarczek

Os amantes de música pode escolher as propostas de comemoração preparadas para a passagem do Ano Novo em Cracóvia. Os concertos de gala incluem: Capella Cracoviensis, Kamerata Krakowa, Filharmonia, Opera, Centrum Kultury Żydowskiej e Kopalnia Soli em Wieliczka.
Uma maneira inusitada de passar o reveillon é o que propõe a Capella Cracoviensis. Os concertos na ulica (ulitssa - rua) Basztowa nr. 8 terá instrumentos históricos, banda e um grupo de solistas, sob a regência de Jan Tomasz Adamus que executará a ópera "Rodelinda" de George Frideric Handel. O concerto de Ano Novo terá início às 20 horas.
Valsa vienense e mestres da opereta reverberarão no teatro Julius Slowacki às 16 e 19:30 horas. Nos dois concertos, a Kamerata Krakowska e o grande maestro alemão Hermann Matthias serão os protagonistas. Os concertos terão como solista a mezzo-soprano Urszula Kryger.
No teatro Filharmonia será apresentada a Abertura da opereta, "Carnaval em Roma" e "Uma Noite em Veneza" de Johann Strauss, "Carnaval Romano ", "op. 9" de Hector Berlioz, "Capriccio", "op. 45" de Piotr Tchaikovsky, e os fragmentos de "La Boheme de Giacomo Puccini. Partcipações de: Iwona Socha (sopran), Barbara Gutaj (sopran), Pavlo Tolstoy (tenor), Adam Szerszeń (baryton), Czesław Gałka (bas), Maciej Drużkowski (baryton), Krzysztof Dekański (bas), Józef Dwojak (tenor) e coro e orquestra FK sob direção de Paweł Przytocki. O concerto será realizado na sexta-feira, às 17:00 horas e sábado, às 18 horas na ulica Zwierzyniecka nr 1.
A Opera de Cracóvia, por sua vez, apresentará os maiores sucessos da ópera, das operetas, das canções napolitanas e música da Espanha. Os solitas serão Magdalena Barylak, Agnieszka Cząstka, Przemysław Firek, Tomasz Kuk, Michał Kutnik, Adam Sobierajski, Paweł Wójtowicz e Opera e Ballet da Opera de Cracóvia sob a regência de Ruben Silva. O concerto será realizado, na quinta-feira, no Grand Opera House de Cracóvia, na ulica Lubicz nr. 48 às 18:30 horas. Na sexta será será repetido o concerto no mesmo horário.
Na quinta-feira à noite, na virada do ano, os amantes da música clássica terão no Centro de Cultura Judaica, na ulica Meisels nr. 20, às 17 horas, shows com serão com o Kwintet Śląskich Kameralistów (quinteto de Câmara Silésia). Nessa mesma noite serão apresentadas árias e cenas de balé, incluindo "A Bela Adormecida" e "O Lago dos Cisnes" de Tchaikovsky. A apresentação ficará a cargo da Krakowskiej Opery Kameralnej. Será na ulica Miodowa nr. 15, às 20 horas. Solitas como Anna Filimowska-Wolfinger (soprano) e Maciej Gallas (tenor) abrilharantarão a noite.
A mina de sal de Wieliczka, patrimônio da humanidade, abre seus porões para a mais de 100 metros abaixo da superfície, fazer soar o melhor da música clássica. O Concerto de Gala, na catedral de sal, terá como virtuosos como Bogusław Kaczyński, Iwona Tober, Sylwia Lorens, Ewa Romaniak, Jan Zakrzewski, Tadeusz Szlenkier, Leszek Świdziński e a orkiestra Obligato sob regência de Jerzy Sobeńki.
E no dia 3 de janeiro, no Centro Cultural Nowa Huta (al. Jana Pawła II, às 18 horas. Soará os temas mais populares da música de cinema e popular. O Concerto de Ano Novo será apresentado pela Krakowska Orkiestra Staromiejska.