quinta-feira, 20 de agosto de 2020

A Polônia dos pintores polacos de origem judaica

Os judeus viveram na Polônia por mil anos. Criaram uma comunidade e uma cultura vibrantes que foram tragicamente interrompidas pela Segunda Guerra Mundial.
  
Judeus Orando na Sinagoga no Dia da Expiação' por Maurycy Gottlieb, 1878,
foto: Wikimedia Commons

O artista por trás dessa pintura, Maurycy Gottlieb, é descrito como "o representante mais proeminente da cultura judaica", na Polônia, na segunda metade do século XIX. O imensamente talentoso Gottlieb nasceu em 1856, na cidade de Drohobycz, (hoje na Ucrânia) e estudou com o célebre pintor histórico Jan Matejko. Apesar de ter morrido com apenas 23 anos - devido a complicações após uma cirurgia na garganta - Gottlieb tornou-se um dos pintores mais importantes da Polônia, conhecido por suas referências estilísticas a Rembrandt e profundo interesse pela história e cultura judaica.

A pintura de 1878 Żydzi w Bożnicy (Judeus orando na sinagoga no Dia da Expiação) está entre as obras mais conhecidas de Gottlieb. Mostra um grupo de fiéis em uma sinagoga durante o feriado de Yom Kippur, que é "o dia da expiação e jejum, considerado o mais sagrado e o mais solene dia do ano no calendário judaico", de acordo com o Instituto Histórico Judaico.

Diz-se que a obra impressionante de Gottlieb mostra o interior da sinagoga, não mais lá, em sua cidade natal. Muitas das figuras masculinas na pintura usam talit ou xales de oração tradicionais. Curiosamente, o artista se retratou entre os personagens aqui, e mais de uma vez: 
  
" O próprio Maurycy está de pé, em um talit colorido de aparência exótica, com a cabeça na mão. À esquerda, temos o artista ainda menino, usando um medalhão com suas iniciais escritas em hebraico. Na extrema direita está uma jovem figura masculina, talvez novamente Maurycy, lendo o livro de orações ao lado de um homem que bem poderia ser seu pai." 
"Do livro de 2002 'Pintando um Povo: Maurycy Gottlieb e a Arte Judaica' de Ezra Mendelsohn, publicado pela UPNE."

'Sucot' por Leopold Pilichowski

'Sukkot' por Leopold Pilichowski, 1894-1895, foto: Wikimedia Commons

Pouco depois do Yom Kippur, que ocorre no outono, os judeus religiosos celebram o feriado de uma semana de Sucot. Eles comemoram a jornada de 40 anos dos israelitas pelo deserto, que os trouxe do Egito para a Terra Prometida.

O feriado tem como tema Sukkot, uma pintura criada por Leopold Pilichowski entre os anos de 1894 e 1895. Pilichowski, um importante artista polaco de origem judaica, nasceu em 1869 na vila de Rzeczyca, perto da cidade de Sieradz, e estudou pintura com o aclamado pintor realista Wojciech Gerson. Pilichowski se tornou também um pintor realista, que frequentemente empregava temas judaicos em sua arte.

Na época da criação de Sucot, Pilichowski morava em Łódź , então é muito provável que esta esplêndida pintura mostre uma cena daquela cidade. Na obra, pode-se ver um grupo de homens em uma sinagoga. O da esquerda está examinando um lulav ou um buquê festivo tradicional composto por folhas de palmeira, brotos de salgueiro e murta, que é agitado durante certas orações de Sucot. No centro da pintura, pode-e contemplar um adorador segurando um etrog ou uma fruta semelhante a um limão, que também é agitado (ou segurado) durante as cerimônias de Sucot. 


'Bênção da Lua Nova' por Artur Markowicz

'Bênção da Lua Nova' por Artur Markowicz, 1933, foto: Wikimedia Commons

Esta bela peça mostra outra cerimônia judaica:
"Uma bênção de agradecimento (oração) pelo reaparecimento da lua no céu. Pode-se dizer, a partir da terceira noite após o aparecimento da lua [...] até ficar cheia. [...] A bênção é geralmente dita no final do Shabat, após as orações da noite (maariv), ao ar livre, por exemplo em frente à sinagoga, quando a lua está claramente visível."  (Citado do site do Instituto Histórico Judaico, trad. MK) 

Poświęcenie Nowiu Księżyca (Bênção da Lua Nova) foi criada pelo famoso pintor Artur Markowicz em 1933. O artista nasceu, em 1872, na cidade de Podgórze (que se tornou parte de Cracóvia em 1915) e estudou com Jan Matejko. Markowicz viveu em Cracóvia por muitos anos, muitas vezes retratando seus habitantes polacos de origem judaica. A obra de arte em questão pode muito bem mostrar uma cena da cidade ou de sua área.

Markowicz é especialmente valorizado por seu uso habilidoso de cores. Em Blessing of the New Moon, ele contrastou de forma fabulosa o preto das vestes das figuras retratadas com o azul da noite envolvendo toda a cena.

'The Final Hour of Rabbi Eleazar' por Jankiel Adler

'The Final Hour of Rabbi Eleazar' por Jankiel Adler, 1918-1920,
foto: cortesia de Muzeum Sztuki em Łódź

Esta obra de arte intrigante foi criada pelo excepcional pintor Jankiel Adler, que nasceu em 1895 na cidade de Tuszyn. Ao longo dos anos, o estilo de pintura de Adler evoluiu, mudando do expressionismo para o cubismo e, mais tarde, para o abstracionismo. A pintura aqui, criada entre os anos 1918 e 1920, numa época em que o artista fazia uso do expressionismo e era fascinado pelo misticismo hassídico e pelo folclore judaico.

Ostatnia Godzina Rabiego Eleazara (A hora final do rabino Eleazar) mostra o momento da morte de um rabino cercado por sua família. Suas figuras alongadas e efêmeras parecem fazer referência às obras de El Greco.

"O caráter espiritual da cena é transmitido pelos olhos semicerrados dos personagens. As faces são mostradas esquematicamente. Atrás do rabino um anjo da morte aguarda o momento certo para levá-lo para o outro lado; podemos ver o anjo dando o beijo final no rabino, antes de levá-lo ao trono do Criador. Na tradição judaica, os anjos acompanham cada pessoa durante toda a sua jornada terrena. Eles são um sinal da presença diária de Deus perto do homem. [...] O chamado deles é cumprir os mandamentos de Deus." Da descrição polaca de 'The Final Hour of Rabbi Eleazar', trad. MK

A pintura fazia parte da coleção de Muzeum Sztuki em Łódź, mas foi roubada de lá em 1981 e está desaparecida desde então.

'Família Judaica Fazendo Brinquedos' por Mojżesz Rynecki

'Jewish Family Making Toys' por Mojżesz Rynecki, sem data,
foto: Wikimedia Commons

Religião e espiritualidade eram tópicos importantes para os pintores polacos de origem judaica, mas também o era a vida secular. Esta encantadora pintura, cuja data exata de criação é desconhecida (acredita-se que seja antes de 1939), mostra uma família fazendo brinquedos juntos no que parece ser sua casa. Os brinquedos fabricados muito provavelmente serão colocados à venda na loja da família ou na barraca do mercado.

Rodzina Żydowska Robiąca Zabawki (brinquedos para a família judaica) foi feito por Mojżesz Rynecki, um pintor reconhecido nascido em 1881 na cidade de Międzyrzec Podlaski. Rynecki estudou na Academia de Belas Artes de Varsóvia e muitas vezes pintou cenas de gênero mostrando a vida cotidiana das comunidades judaicas polacas. Freqüentemente, ele retratava pessoas no trabalho, em paisagens urbanas ou em casa (embora se deva acrescentar que também empregou temas religiosos).

"Suas obras são caracterizadas por esquemas de cores vivas e vivas, contornos lineares fortes, deformações e expressões das figuras muitas vezes retratadas de forma quase caricatural." Do site do Instituto Histórico Judaico, trad. MK


Infelizmente, Rynecki foi assassinado, em 1943, no campo de extermínio nazista alemão de Majdanek

'Rua Fiddler' por Herszel Danielewicz

'Street Fiddler' por Herszel Danielewicz (Harry Daniels), sem data, 
foto: Instituto Histórico Judaico

A vida cotidiana também é mostrada nesta obra pelo valorizado ilustrador e pintor Herszel Danielewicz. Parte de uma série de litografias sem data intitulada Z Dawnego Życia Żydów (Da Vida Passada dos Judeus), retrata maravilhosamente uma performance de rua dada por um músico folclórico itinerante. Os curiosos aldeões se reúnem ao seu redor para testemunhar sua atuação.

Danielewicz nasceu na aldeia de Koło perto de Łódź em 1882 e cresceu lá. Sua arte, que foi descrita como realista e social, muitas vezes retratou a vida da comunidade judaica polaca em sua aldeia natal . É bem provável que a cena mostrada em Uliczny Skrzypek (rua Fiddler) se passe em Koło. Em 1939, Danielewicz mudou-se para a América, onde se tornou conhecido pelo nome inglês Harry Daniels.

'Dybbuk' por Henryk Berlewi


'Dybbuk (Chonon & Lea)' por Henryk Berlewi, 1920,foto: polswissart.Aqui está uma obra de arte que aponta para uma parte importante da vida artística judaica polaca antes da guerra. Em 1920, o Elizeum Theatre, em Varsóvia, sediou a estreia mundial da peça The Dybbuk, ou Between Two Worlds, escrita pelo dramaturgo polaco de origem judaica Szymon Anski. Encenada em iídiche, a peça se tornou extremamente popular entre o público de origem judaica e foi traduzida para outras línguas e apresentada no exterior. 

Depois de saber que sua amada foi prometida a outro homem, Chonon morre atingido por uma força sobrenatural. Acontece, porém, que ele aparece no casamento de Lea e entra em seu corpo como um dybbuk - um demônio do folclore.

" O amante indignado assume o controle do corpo da garota; um tsaddik de Miropol tenta expulsá-lo. Ele consegue, mas acontece que o destino de Lea e Chonon já havia sido selado antes de seu nascimento por um acordo entre seus pais. Os homens decidiram que, se algum dia gerassem um menino e uma menina, os filhos se casariam. Eventualmente, o dybbuk de Chonon assume o corpo de Lea novamente. Ela morre e se junta ao seu ente querido na vida após a morte."  (Citado em 'Dybuk - Metafora Polsko-Żydowskiej Pamięci' em histmag.org, trad. MK)

A litografia Dybuk (Chonon i Lea), cujo título simplesmente significa 'Dybbuk (Chonon & Lea)', foi criada, em 1920, pelo renomado pintor e crítico de arte Henryk Berlewi como um pôster da peça citada. Berlewi nasceu, em 1894, em Varsóvia, e estudou na Academia de Belas Artes local. Seu magnífico pôster mostrando os principais personagens da peça de Anski testemunha seu fascínio inicial pelo expressionismo e Marc Chagall. Mais tarde, em sua carreira artística, Berlewi se voltou para a vanguarda.

'Art Colony of Kazimierz Dolny' por Chaim Goldberg

'Art Colony of Kazimierz Dolny' por Chaim Goldberg, 1974, foto: chaimgoldberg.com

Finalmente, temos uma pintura colorida que também se refere à vida artística judaica polaca na Polônia entre as guerras. Mostra a pitoresca cidade de Kazimierz Dolny, que nos tempos anteriores à guerra era um shtetl, ou seja, a cidade natal de uma grande comunidade judaica. Devido à sua arquitetura encantadora e arredores naturais, a cidade se tornou um destino popular para pintores do pré-guerra, incluindo muitos artistas polacos de origem judaica. A cidade ganhou a reputação de colônia de arte; o escritor Jacob Glatstein, que veio da América para Kazmierz Dolny em 1934, escreveu em seu livro When Yash Set Out : 'Em Kazimierz, cada terceira pessoa é um pintor.'

A atmosfera da cidade como um paraíso para pintores é o tema da Art Colony of Kazimierz Dolny de 1974, do eminente pintor e escultor Chaim Goldberg. Goldberg nasceu em Kazimierz, em 1917, e estudou na Academia de Belas Artes de Varsóvia. Ele frequentemente retratou sua cidade natal em suas pinturas, mesmo depois de deixar a Polônia, em 1955, para viver em Israel e mais tarde na América. A pintura é executada em um estilo expressivo que mostra a atenção de Goldberg aos detalhes.

Fonte: culture.pl
Texto: Marek Kępa
Tradução e adaptação para o português: Ulisses Iarochinski

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

OS CEM ANOS DA GUERRA POLACA-RUSSA DE 1920


Batalha de Varsóvia é uma das mais importantes da história e também sobre de como a Polônia venceu um exército russo muito mais poderoso. 700 mil russos contra 300 mil polacos.

A vitória aconteceu em, 15 de agosto, coincidentemente dia da Assunção de Nossa Senhora. Data que para o fervoroso católico polaco é reconhecida como mais um dos milagres da padroeira Nossa Senhora de Częstochowa (pronuncia-se tchenstorróva).

Para muitos, a Polônia é um país com uma história trágica. E, claro, muito de sua história recente é brutal e dolorosa.

No entanto, há muito mais heroísmo da Polônia do que apenas a do papel de vítima dos impérios austro-húngaro, prussiano e russo no século XIX, ou dos nazistas alemães e russos soviéticos no século XX.

A Polônia também tem uma longa história de conquistas que se estende por mil anos. A nação foi a guardiã que manteve a civilização ocidental, por séculos, a salvo dos exércitos quase invencíveis de mongóis, tártaros e turco-otomanos.

As legiões de hussardos polacos, liderados pelo rei polaco marechal Jan III Sobieski, impediram o avanço dos exércitos muçulmanos após o cerco de Viena e fuga do imperador austríaco, em 1683.

Por esse feito, o Papa aclamou a Polônia como salvadora da cristandade ocidental. A vitória na Batalha de Varsóvia ou o Milagre no Vístula é mais um dos tantos episódios na história de luta do povo polaco para reafirmar sua existência.

Cartaz russo: Bolchevique atrás do magnata sarmata polaco

Em 1917, os bolcheviques derrubaram o Tzar na Rússia enquanto o mundo se debatia na Primeira Grande Guerra Mundial e a febre espanhola grassava no mundo.

Lenin ao retornar do exílio a São Petersburgo imediatamente convocou uma revolução europeia para todo o continente. Nos meses seguintes, os bolcheviques consolidaram seu poder internamente, com Trotski enfatizando repetidamente a necessidade de terror e violência para derrubar a velha ordem e garantir o sucesso da revolução. Como ele dizia, “precisamos organizar a violência no interesse do povo”. O Terror Vermelho varreu a Rússia Soviética enquanto a polícia secreta, a Tcheka, realizava matanças em massa. Logo depois, os soviéticos estabeleceram campos de concentração administrados pela Tcheka, que viria a ser o Gulag.

A nova ordem revolucionária pretendia trazer igualdade e liberdade ao povo russo. Em vez disso, trouxe terror, genocídios, campos de trabalho escravo e morte pela fome.

O país estava mergulhado em uma guerra civil, enquanto os pró-bolcheviques, também reconhecidos como “vermelhos” lutavam contra os antibolcheviques “brancos”. Nada muito diferente do longo período monárquico. De invasões e ocupações de territórios estrangeiros. Um deles, a Polônia que já tinha se tornado república em 1560.

Em 1920, os brancos estavam quase derrotados, Lenin, e principalmente Trotski, sentiu a chance de espalhar a Revolução para o resto da Europa. A Europa estava em frangalhos, cansada pela Primeira Guerra Mundial e, em muitos lugares, a atmosfera estava pronta para a revolução socialista europeia.

Cartaz russo: Lenin manda o povo à luta

Entretanto, no caminho para a Europa estava a velha Polônia, a primeira república do mundo pós-idade média e que havia recuperado sua independência. E confirmada pelo Tratado de Versalhes após 123 anos de invasão e ocupação de seu imenso território. Nos séculos 15, 16 e 17, a República Polaca foi o maior país do planeta.

Lenin acreditava que a invasão da Polônia levaria o proletariado polaco a se levantar e apoiar as tropas russas. Mas aconteceu justo, o contrário, todo o país se mobilizou para deter o avanço soviético. A forte fé católica dos polacos que os manteve protegidos das promessas do comunismo, ou talvez, o fato de um terço de seu país ter sido ocupado por mais de um século pelos russos significasse que eles não sabiam de nada, que apenas compreendiam a miséria, brutalidade que vinha do Oriente e o consequente êxodo de seus camponeses para o Brasil, Estados Unidos, Argentina, Peru e México.

Os soviéticos avançaram, com firmeza, liderados pelo general Mikhail Tukhachevsky, que planejava cercar a capital polaca. A propaganda bolchevique anunciava que a queda de Varsóvia era iminente e que as revoluções comunistas começariam na Alemanha e avançariam para outros países europeus.

O grande derrotado: Mikhail Tukhachevsky

Em uma ordem de 20 de julho, Tukhachevsky declarou: “Para o Oeste! Sobre o cadáver da Polônia está o caminho para a conflagração mundial. Avante para Berlin sobre o cadáver da Polônia!”

Nikolai Bukharin escreveu com entusiasmo sobre levar a guerra “até Londres e Paris”. Uma coisa era certa: os bolcheviques acreditavam que invadiriam a Europa depois da queda da Polônia.

Os polacos enfrentariam a grande ameaça mais uma vez sozinhos, sem aliados, e sabiam que a continuação de sua existência dependia da liderança do marechal Piłsudski. Foi ele quem organizou a contraofensiva e, no dia 15 de agosto, com sucesso e talvez até milagrosamente deteve o avanço dos soviéticos na Polônia.

A vitória foi surpreendente para muitos e como a batalha aconteceu no dia 15 de agosto, coincidiu com Festa Católica da Assunção de Maria, a vitória foi chamada de “Milagre no Vístula”.

Pode não ser coincidência que uma parte da vitória polaca tenha sido baseada no fato de que os decifradores polacos tornaram um dos receptores de rádio soviéticos inúteis ao transmitir o Livro de Gênesis sem parar durante vários dias cruciais, interrompendo a comunicação crucial para partes do Exército russo, mas de fato isso também aconteceu.

Os polacos se mantiveram firmes contra os soviéticos até a II Guerra Mundial, como tinham sido antes contra os Romanov. Eleições fraudulentas comandadas por Stalin selaram a sorte da Polônia com a cumplicidade do inglês Churchill e do americano Trumann, país que em 1949, voltou a ser tutelado pela Rússia, agora como um dos países satélites da União Soviética.

Após a derrota, Lenin admitiu que esta tinha sido uma “enorme derrota” para a Rússia Soviética, e abandonou os planos de Trotski de exportar a revolução comunista e se concentrou em consolidá-la internamente.

O historiador britânico Norman Davies, casado com uma polaca, talvez seja o intelectual do Ocidente que melhor entendeu a nacionalidade polaca e a Polônia. Em seu livro (dois volumes) de mais de mil páginas, “God’s Playground – a history of Poland” escreveu sobre a recuperação da independência da Polônia (p. 291 a 321) e a guerra de 1920. Davies relacionou algumas das opiniões da época:

Molotov chamou o país de Copérnico de “o bastardo monstruoso da Paz de Versalhes”, enquanto Stalin chamou a independência de “perdoe a expressão, um Estado”.

Outra frase famosa foi dita J.M. Keynes, o teórico do capitalismo moderno, que disse: “uma impossibilidade econômica cuja única indústria é a caça aos judeus”.

Lewis Namier chamou o caso da recuperação da Independência polaca de “patológica”.

Por sua vez, E.H. Carr chamou de "uma farsa".

David Lloyd George falou de "um fracasso histórico", e que a Polônia havia "conquistado sua liberdade não por seus próprios esforços, mas pelo sangue de outros", e também de um país que "impôs a outras nações a própria tirania" pela qual tinha suportou por anos. “A Polônia”, disse ele, “embriagou-se com o vinho novo da liberdade que lhe foi fornecido pelos Aliados”, e “fingiu-se de amante da resistência da Europa Central”.

Lord David Lloyd George

Em 1919, Lloyd George disse que não daria o território ocupado da Alta Silésia para a Polônia pois seria como “dar um relógio a um macaco”. Em 1939, George anunciou que a Polônia “mereceu seu destino”.

Adolf Hitler chamou a Polônia de “um Estado que surgiu do sangue de incontáveis ​​regimentos alemães”, e acrescentou ainda, “um Estado construído na força e governado pelos cassetetes da polícia e dos militares”. Além de frases jocosas como “um Estado ridículo onde… bestas sádicas dão vazão à perversidade de seus instintos”, “um Estado gerado artificialmente”, “o cão de estimação das democracias ocidentais que não pode ser considerada uma nação culta”, “um chamado Estado sem qualquer fundamento nacional, histórico, cultural e moral ”.

É de se perguntar: Que nacionalismo, que história, que cultura e que moral a quase “besta do apocalipse” podia se jactar.

Norman Davies retruca a cada uma daquelas alegações: “A coincidência desses sentimentos e de sua fraseologia é inconfundível. Raramente, ou nunca, um país recém-independente foi sujeito a abusos tão eloquentes e gratuitos. Raramente, ou nunca, os liberais britânicos foram tão descuidados com suas opiniões ou companhia”.

O historiador explica que “a República da Polônia surgiu, em novembro de 1918, por um processo que os teólogos poderiam chamar de partenogênese. Criou-se no vazio deixado pelo colapso de três potências invasoras. Apesar da afirmação de Molotov, o país não foi criado pela Paz de Versalhes, já que apenas confirmou o que já existia e cuja provisão territorial se limitava a definir a fronteira apenas com a Alemanha. Não era o Estado cliente que os governos aliados estavam se preparando para construir em 1917-18, em colaboração com o Comitê Nacional de Dmowski, em Paris. Não era um Estado que os bolcheviques esperavam construir como sua ponte vermelha com a Alemanha revolucionária. E não foi a Polônia o fantoche que a Rússia, a Alemanha e a Áustria propuseram de várias maneiras ao longo da Grande Guerra. Não devia sua procriação a ninguém, nem mesmo aos próprios polacos, que, lutando com distinção em todos os exércitos combatentes, foram obrigados a se neutralizar como força política”.

A reconquista de seu território que permaneceu ocupado desde 1793 e sob as influências nefastas da Prússia-Alemanha e da Rússia-URSS deveriam ser delimitadas pelas linhas dos rios Narew, Vístula e Bug.

Nem a recuperação da independência e nem a Cúpula de Versalhes deram a paz sonhada pela Polônia.

Entre os anos de 1919 a 1924, os polacos tiveram que travar outras guerras com nacionalidades que milenarmente viviam em seu território livre, monárquico e/ou republicano, e que agora também desejavam um Estado Independente.

A Polônia se envolveu nas guerras por definição de fronteiras com a Alemanha, com a Tchecoslováquia (recém criada), com a Lituânia, com a antiga Prússia-pomerana, com a Rutênia (que nascia com o nome de Ucrânia).

Os acordos de paz, em Riga, capital da Letônia não frearam as ideias de Trotski e Lênin a respeito da Polônia. Numa coisa coincidiam os bolcheviques e os monárquicos Romanov, a Polônia deveria permanecer um quintal da Rússia. Os russos nunca esqueceram que a Cidade-Estado de Moscou (antes da existência do Reino da Rússia) foi polaca durante o século 15. Aliás, foi da luta dos Romanov para expulsar a República da Polônia, que nasceu o Reino da Rússia.

Mesa de negociações em Riga

Mas de todas aquelas batalhas e guerras pela definição de seu território no século XX, a mais grave foi a Guerra com a URSS (também em formação), que por si só ameaçava a existência da República polaca. 

Aquela guerra pouco mencionada nos livros de história foi uma prova de fogo que deixou uma marca duradoura no coração dos polacos.

A guerra polaca-soviética teve implicações muito além daquelas que a maioria dos livros conta. Ela não estava relacionada à Guerra Civil Russa, que ocorreu simultaneamente em outras frentes. Também não foi travada pelos polacos como parte da Intervenção Aliada, na Rússia, e não pode ser descrita como “A Terceira Campanha da Entente”.

Para o governo do marechal Józef Piłsudski, que naturalmente, preferia os bolcheviques aos brancos da Rússia, a Polônia lutou para manter também a independência das áreas não-russas do antigo Império Tzarista.

Marechal Józed Piłsudski

Por sua vez, para o governo de Lenin aquela luta era necessária para recriar o Império. Mas, segundo ele, deveria ter uma aparência socialista e mais que tudo, era urgente espalhar a Revolução para os países capitalistas avançados da Europa Ocidental.

A causa da guerra também pode ser considerada pela retirada dos alemães da zona intermediária de ocupação, a chamada linha do rio Odra, em fevereiro de 1919, e que continuou sem interrupção até 12 de outubro de 1920. Para muitos, esta retirada foi que animou Trotski a invadir a Polônia, mais uma vez.

A Guerra Soviética contra a II República da Polônia também pode ser explicada pelo surgimento da uma primeira escaramuça, não planejada, que ocorreu em Bereza Kartuska, na Bielorrússia, em 14 de fevereiro de 1919.

Numa primeira fase, ainda em 1919, a iniciativa guerreira estava com os polacos. A cidade natal de Piłsudski, a polaca cidade de Vilno tinha sido recuperada, em abril, e a também polaca Minsk foi tomada em agosto. No entanto, no outono, apesar dos apelos urgentes da Entente, o apoio polaco ao avanço dos Brancos de Denikin contra Moscou foi expressamente negado. As negociações de paz fracassaram devido a suspeitas mútuas sobre o futuro da Ucrânia.

Cartaz polaco: "Mate Bolchevique

1920 marcaria o auge do confronto. As ações bélicas se expandiram dramaticamente. Mais de um milhão de homens foram colocados no front de movimento que se estendia desde a Letônia, no Norte, até a Romênia, no Sul.

A partir de janeiro, o Exército Vermelho sob a inspiração de Trotski estava armando uma enorme força de ataque com 700.000 homens, em Berezina.

Em 10 de março, o comando soviético, finalmente, deu ordens para uma grande ofensiva para o Oeste sob o comando do general Mikhail Tukchachesky, um jovem revolucionário de apenas 27 anos de idade.

Mas o polaco Piłsudski cortou esses preparativos pela raiz. Um forte ataque a Mozyrz, em março, e a ousada marcha sobre Kiev lançada em 24 de abril, além da feroz batalha de Berezyna, em maio, serviram para atrasar o avanço soviético.

Com a chegada do verão, a sorte mudou. O Primeiro Exército de Cavalaria de Budyonny abriu caminho por dentro das linhas polacas na Galícia (que havia sido província de ocupação austríaca) em junho e, em 4 de julho, Tukachevsky literalmente fugiu de Berezina.

"Para o Oeste!", era a ordem do dia que correu. “Sobre o cadáver da Polônia Branca está o caminho para a conflagração mundial”. No início de agosto, cinco exércitos soviéticos estavam se aproximando dos bairros da periferia de Varsóvia. A situação polaca era crítica. A intervenção diplomática aliada não conseguia produzir um armistício. A linha de fronteira proposta pelo governo britânico, a chamada Linha Curzon”, tinha sido rejeitada tanto pelos polacos quanto pelos soviéticos.

Os britânicos se recusaram a dar assistência militar à Polônia, apesar de sua clara obrigação de fazê-la. Os franceses se recusaram a reforçar sua pequena missão militar. Os créditos militares franceses para a Polônia foram encerrados. Uma campanha de propaganda vociferante, sob o slogan “Tirem as mãos da Rússia”, desorientou a opinião mundial, na época, em que a Rússia Soviética impunha violência à sua vizinha Polônia.

Cartaz russo: Os bolcheviques apresentaram a Polônia como um capanga da Liga das Nações. No pôster, a personificação da Liga dá armas aos polacos e aos bolcheviques sanções econômicas

Os diplomatas de Lenin pregavam a paz, enquanto seus generais praticavam a guerra. Os estivadores alemães em Gdańsk (ainda não tinha sido reconquistada pelos polacos) e os ferroviários tchecos, em Brno, planejaram atrasar os suprimentos estrangeiros, pelos quais a Polônia tinha pagado em dinheiro vivo. Em agosto, os “cossacos vermelhos” de Ghai cruzaram o Vístula a Oeste de Varsóvia.

O cenário na capital polaca estava estranhamente calmo. Embora a polícia tivesse feito várias prisões preventivas, suspeitando que setores da classe trabalhadora ou de pessoas de origem judaica pudessem nutrir simpatias comunistas, os habitantes não demostravam nenhuma inclinação para receber de volta os cruéis russos.

A antiga seção militar do PPS – Partido Polaco Socialista foi revivida e assumiu a liderança nas atividades do Conselho de Defesa da Capital (ROS) composto por todos os partidos. Diante do inimigo comum, as divisões partidárias foram esquecidas. Os Batalhões de Trabalhadores brandindo cajados e foices marcharam para se juntar ao exército na companhia de cidadãos da classe média que haviam desfilado anteriormente com barqueiros e aviadores.

Lord D'Abernon, o embaixador Britânico em Berlim, que testemunhou os preparativos “in loco”, ficou surpreso com a indiferença de uma cidade prestes a ser invadida e fez um relatório, dia após dias, daqueles momentos vividos em Varsóvia:

Ministro britânico Edgar Vincent D' Abernon

“- 26 de julho - Continuo a me maravilhar com a ausência de pânico, com a aparente diminuição de toda ansiedade. Se um sistema de defesa metódico fosse organizado, a confiança do público poderia ser compreendida, mas todas as melhores tropas estão sendo enviadas para Lwów, deixando Varsóvia desprotegida.
- 27 de julho - O primeiro-ministro, um camponês proprietário de terras saiu hoje para fazer sua colheita. Ninguém acha isso extraordinário.
- 2 de agosto - A despreocupação das pessoas aqui é inacreditável. Alguém poderia imaginar os bolcheviques a mil milhas de distância e o país sem perigo.
- 3 de agosto - Expedição subiu para a estrada de Ostrów ... Curiosamente, a maioria das pessoas que vi colocando arame farpado eram de origem judaica ....
- 7 de agosto - Visitei esta tarde a proposta de nova frente na direção de Minsk Mazowiecki. Um emaranhado de arame farpado triplo está sendo colocado ao redor de Varsóvia em um raio de 20 km, e um certo número de trincheiras foram cavadas ... 
 13 de agosto - Há poucos alarmes. As classes altas já deixaram a cidade, em muitos casos tendo colocado seus quadros e outros valores a cargo das autoridades do museu. Varsóvia tem sido tão frequentemente ocupada por tropas estrangeiras que o evento em si não causa nem o entusiasmo nem o alarme que seriam produzidos em uma cidade menos experiente”.

Por acaso, os piores temores de D’Abernon acabaram não se concretizando. Quando o inimigo vermelho estava pronto para desferir o golpe final, o Exército Polaco se transformou em uma manobra de ousada complexidade. Divisões exaustas foram retiradas da linha e transferidas para novas posições, a um, dois ou mesmo quatrocentos e oitenta e três quilômetros de distância. Uma força de assalto foi montada às pressas ao Sul do rio Wieprz.

Os polacos diante do excessivamente confiante Tukhachevsky não pressionaram aquela vantagem até 13 de agosto. Então, para surpresa do russo, as frágeis defesas de Varsóvia se transformaram. Embora o cerco de arame tenha sido perfurado pela primeira onda de entusiasmo em Radzymin, o ataque inicial à cabeça de ponte do rio Vístula foi repelido. A principal Força Soviética foi contida no Norte pelas habilidosas operações do Quinto Exército de Sikorski, em Wkra.

Em 16 de agosto, para consternação de Tukhachevsky, a força de assalto polaca cortou sua retaguarda, fechando todas as linhas de comunicação. Totalmente confuso, em 18 de agosto, o comandante russo percebeu que todo o seu exército estava cercado. A derrota soviética era completa. Cem mil russos foram feitos prisioneiros. Quarenta mil fugiram para a Prússia Oriental. Três exércitos soviéticos foram aniquilados. O resto lutou indo para o Leste em total desordem.

Esta foi a verdadeira batalha que ficaria reconhecida como o “Milagre do Vístula”.

Nas semanas seguintes, Piłsudski obteve sucesso após sucesso.

Em Komarów, perto de Zamość, em 31 de agosto, o Exército de Cavalaria do russo Budyonny foi pego com as mãos nos bolsos e quase foi aprisionado. As cargas e contra-ataques da cavalaria polaca e soviética, naquele dia, foram reivindicadas como a última grande batalha de cavalaria da história europeia. O jornalista Izaak Babel que cobria a retaguarda dos cossacos vermelhos de Budionny escreveu como os russos foram expulsos da Polônia na direção de onde tinham vindo:

“Chegamos a Sitanets pela manhã. Eu estava com Volkov, o intendente. Ele encontrou uma cabana nos arredores da aldeia. “Vinho”, disse à velha, “Vinho, carne e pão ”. “Não há nenhum aqui”, disse ela, “e não me lembro da época em que havia.”. Com isso, tirei alguns fósforos do bolso e coloquei fogo nos juncos do chão. As chamas arderam. A velha rolou no fogo e apagou. “O que está fazendo, senhor”, gritou ela, recuando de horror. “Vou queimar você, velha bruxa”. Eu rosnei, “junto com aquele seu caldo que você obviamente roubou”. “Espere”, ela disse. Ela correu para a passagem e trouxe uma jarra de leite e um pouco de pão. Não tínhamos comido metade dele quando as balas começaram a voar lá fora. Volkov foi ver o que estava acontecendo. “Selei o seu cavalo”, disse ele; “O meu foi baleado. Os polacos estão montando um posto de metralhadora a apenas cem passos de distância ”. Restava apenas um cavalo para nós dois. Subi na sela e Volkov agarrou-se atrás. “Perdemos a campanha”, murmurou Volkov. “Sim”, respondi.”

Bedyonny foi obrigado a se aposentar definitivamente.

No rio Niemen, no Norte, Tukhachevsky recebeu outra lição em táticas móveis. No final de setembro, o Exército Vermelho começou a se desintegrar. Motins eclodiram nas cidades-guarnição da Bielorrússia, tropas desordenadas e desertores corriam furiosamente entre os polacos de origem judaica e camponeses do campo. Os polacos pareciam prontos para marchar sobre Moscou sem nenhuma oposição.

De repente, Lenin pediu a paz.

Todas as maquinações anteriores foram abandonadas. Os polacos receberam a quantidade de território que eles desejavam ocupar nas fronteiras, com a condição de que o conflito fosse interrompido em dez dias.

Num compromisso que Piłsudski iria denunciar como “um ato de covardia”, o negociador polaco nas negociações de paz, Jan Dabski (1880-1931) fez a histórica barganha com seu homólogo soviético Adolf Loffe.

O armistício foi assinado em 12 de outubro e entrou em vigor no dia 18. Depois de muita discussão, os termos finais foram acordados e confirmados pelo Tratado de Riga, em 18 de março de 1921.

A importância da vitória polaca, em 1920, não foi compreendida pelos contemporâneos. Na Europa Ocidental, os sentimentos de muitas pessoas que soltaram um suspiro de alívio, na época, foram resumidos pelo Embaixador britânico em Berlim, Lord D’Abernon, em tons gibbonianos:

“Se Charles Martel não tivesse impedido a conquista sarracena na Batalha de Tours, a interpretação do Alcorão agora seria ensinada nas escolas de Oxford, e seus alunos poderiam demonstrar a um povo circuncisado a santidade e a verdade da revelação de Maomé. Se Piłsudski e Weygand não tivesse conseguido deter o avanço triunfante do Exército Soviético na Batalha de Varsóvia, não apenas o Cristianismo teria experimentado um reverso perigoso, mas a própria existência da civilização ocidental estaria em perigo. A Batalha de Tours salvou nossos ancestrais do Jugo do Alcorão; é provável que a Batalha de Varsóvia salvou a Europa Central e partes da Europa Ocidental de um perigo mais subversivo - a fanática tirania Soviética ”.

Do lado soviético, Lenin logo reconheceu a magnitude da derrota. Em conversa com a comunista alemã Clara Zetkin, ele admitiu abertamente seus erros:

A geada precoce da retirada do Exército Vermelho da Polônia arruinou o crescimento da flor revolucionária ... Eu descrevi a Lenin como isso afetou a vanguarda revolucionária da classe trabalhadora alemã ... quando os camaradas com a estrela soviética em seus bonés, em armaduras impossivelmente velhas de uniforme e roupas civis em sapatilhas e botas rasgadas, esporeou seus pequenos cavalos vigorosos até a fronteira alemã ... Lenin ficou sentado em silêncio por alguns minutos, mergulhado em reflexão. “Sim”, disse ele por fim, “então aconteceu na Polônia como talvez tivesse que acontecer ... No Exército Vermelho, os polacos não viam irmãos e libertadores, mas inimigos. Os polacos pensavam e agiam não como socialistas revolucionários, mas como nacionalistas, como imperialistas. O ato revolucionário com que contávamos na Polônia não aconteceu. Os trabalhadores e os camponeses defenderam seu inimigo de classe e deixaram nossos bravos soldados do Exército Vermelho morrerem de fome, os emboscaram e os espancaram até a morte ... Radek previu como isso iria acabar. Ele nos avisou. Fiquei muito zangado e acusei-o de derrotismo ... Mas ele estava certo em sua contenção de homem ... Não, a ideia de agonia de outra guerra de inverno seria insuportável. Tínhamos que fazer as pazes.”

Em nenhum desses conflitos iniciais as potências aliadas exerceram a autoridade que afirmavam ser deles. Seus esforços para arbitrar por meio de pregação distante foram desprezados por todas as partes envolvidas. Suas numerosas comissões e contingentes militares simbólicos eram impotentes para impor suas soluções preferidas. Dos três plebiscitos que tentaram organizar na Prússia Oriental, Silésia e Cieszyn, as duas primeiras foram disputadas e a última abandonada.

Durante a guerra polaco-soviética, seus escritórios foram rejeitados por ambos os lados, apesar das negociações contínuas. O general Weygand, quando chegou a Varsóvia, na crise de agosto de 1920, sem ser convidado, foi abertamente ignorado e não desempenhou nenhum papel significativo na surpreendente vitória polaca.

General Weigand

Para muitos, inclusive gente de esquerda, a conquista da Polônia foi a vitória do fascismo sobre o comunismo. Longe disto, soubessem que o significado da palavra vai muito além do gentílico, entenderiam que polaco é o mesmo que católico apostólico romano e patriota. Quando Lenin disse a Zetkin que os trabalhadores e camponeses polacos viam os russos como inimigos, ele certamente desconhecia esta acepção da palavra polaco. Ainda mais que o inimigo era ateu, ou ortodoxo. Não havia modo do polaco entender que o russo era tão trabalhador e camponês como ele. Simplesmente era o inimigo ateu e monárquico que o torturou por longos 123 anos.

De resto, até hoje, o Ocidente não entende o que é a Polônia e o que significou a vitória na batalha “milagrosa” do Vistula. Com um exército muito menor, os polacos expulsaram os russos das suas terras, não importando se eram bolcheviques, vermelhos ou brancos. Para os polacos eles eram os inimigos que por mais de século os trataram como escravos.


Texto: Ulisses Iarochinski

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Pajączkowska: "Ousei usar um vestido com decote".





Karolina Pajączkowska, jornalista e apresentadora do TVP Info, tornou-se alvo de ataques nas redes sociais. Os internautas escolheram sua aparência como alvo de zombaria - ela se apresentou com um vestido durante a transmissão.

Pajączkowska afirmou em uma postagem no Instagram que se opõe fortemente ao sexismo.

Karolina Pajączkowska trabalha na TVP Info desde novembro de 2019. A apresentadora é especializada em questões internacionais. Já atuou como enviada especial para vários países, inclusive com a cobertura do tapete vermelho na entrega do Oscar, em Hollywood. Ela veio para a estatal Telewizja Polska direto da redação da maior emissora privada do país, a TVN24 BiS.

Na terça-feira, Pajączkowska dirigiu um serviço noticioso à tarde com outro apresentador. Sua aparência com o vestido amarelo tem sido alvo de zombarias e comentários sexistas. 


A apresentadora, então, decidiu respondê-las. Em um post no Instagram, ela escreveu sobre outro tumulto no Twitter que ela quer acabar.




"Sim! Eu tenho um busto Foi assim que alimentei meu filho com ele! Sim, ousei colocar um vestido com decote ”, escreveu de Pajączkowska. Ele ainda prometeu ironicamente: "Amanhã vou deixar meus peitos em casa."  E prosseguiu:“Vou começar também a usar burca, porque não é bom mostrar a mulher. E atrevo-me a ser jornalista! Portanto, devo ser estúpida e foi só por causa da minha beleza que consegui um emprego. Porque não é possível uma mulher ser bonita e inteligente”.
No final, ela escreveu que "isso é doentio"“Lutamos pelos direitos da comunidade LGBT enquanto nós, todas mulheres, ainda somos vítimas de sexismo todos os dias !! Acorde as pessoas ”,  completou. 


Veraneando nas praias árabes

QUEM É

Pajączkowska é graduada pela Universidade de Varsóvia, onde se formou em jornalismo e comunicação social. Ele fala fluentemente três línguas estrangeiras: inglês, francês e espanhol.

Ela começou sua carreira jornalística na televisão local NTL da cidade de Radomsko. Depois foi contratada para trabalhar na TVN24 Biznes i Świat em 2016. Ali foi repórter e apresentadora. Ela liderou, entre outros, o programa "Debate Juvenil". Ela também foi uma das apresentadoras do serviço de notícias em inglês.
Karolina Pajączkowska estreou na TVP Info com cobertura desde Madrid sobre as eleições parlamentares na Espanha.




Tradução do Instagram:
Não há nada para sonhar ... você tem que agir! Há novos desafios profissionais pela frente. Mal posso esperar para revelar nosso novo projeto para você. Enquanto isso, um fim de semana no trabalho


Repetiu no Twitter

"Então vamos acabar com isso: SIM! Eu tenho mama SIM, eu alimentei meu filho com ele! SIM ousei colocar um vestido com decote. Prometo que amanhã deixo os peitos em casa. Também vou começar a usar burca, porque não é bom mostrar para mulher. E atrevo-me a ser jornalista também !! Portanto, devo ser estúpida e foi só por causa da minha beleza que consegui um emprego. Porque não é possível uma mulher ser bonita e inteligente. Se eu usar vestidos que enfatizem a figura, significa que só sirvo para a TV italiana Rai .. Isso é doentio !!!! Lutamos pelos direitos da comunidade LGBT enquanto somos - todas mulheres - vítimas de sexismo todos os dias !! Acordem pessoas.



Tradução do Instagram:
"Gostaria de ser infalível sempre, de não cometer erros, de não decepcionar os outros .. Mas não posso .. À noite, muitas vezes experimento meu trabalho e não estou satisfeito comigo mesmo. Mas então me lembro que somos todos apenas humanos 🤷🏼‍♀️ Às vezes, é apenas um momento de desatenção ou distração que quebra o ritmo. Todos os dias aprendemos com os erros e tiramos conclusões. Você tem o mesmo?"

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Primeira farmácia polaca em Curitiba

A publicação Kalendarz Polski 1898 (Calendário Polaco), editado pelo polaco Feliks Bernard Zdanowski, em Porto Alegre, possui apenas três exemplares na biblioteca da Igreja São Vicente de Paula, em Curitiba. A publicação segue o padrão dos almanaques anuais brasileiros.

Com 168 páginas é uma fonte riquíssima da situação dos imigrantes polacos nos três Estados do Sul.
Na seção de anúncios comerciais há várias curiosidades. 

Uma delas é sobre a da primeira farmácia de propriedade de uma imigrante.

Tradução do anúncio:

A primeira farmácia polaca
Luciana Stencel
rua Serrito nº 24
Curitiba - Paraná

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A rua Serrito é a atual Carlos Cavalcanti, que se ínicia no Passeio Público e vai até a Manoel Ribas, no Alto São Francisco.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

NO RASTRO DA VERGONHA

PREÂMBULO
Estava procurando, hoje, no google.pl pela correta grafia de alguns sobrenomes polacos que foram adulterados no Brasil  -muitos sendo grafados pelo que ouviam os tabeliães e cartorários brasileiros dos imigrantes analfabetos falarem - encontrei no site polaco focus.pl reportagem em que sou citado a respeito do mau uso da palavra "polaca" no país, termo aliás, que acabou se tornando pejorativo e sendo mudado pela elite curitibana da etnia, em 1927, pelo galicismo que perdura até hoje. O artigo foi escrito e publicado há quase oito anos, no dia 28 de agosto de 2012, pela redação do site, não sendo possível identificar o autor, ou autores:

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Análise: Polônia ficou dividida ao meio

Passados alguns dias das eleições presidenciais na Polônia, o que se pode dizer de pronto é que o país saiu dividido ao meio das urnas.

O atual presidente Andrzej Duda foi reeleito com 51,0% dos votos neste segundo turno.

As eleições mostraram que passou a existir um confronto mais do que visível entre uma Polônia moderna e uma outra conservadora, velha.

O prefeito de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, que há dois meses nem era candidato tem um perfil mais ao centro, mas ainda assim também é um conservador, é da centro-direita e foi derrotado por pequena margem de votos, algo como 422 mil votos e ficou com 49,0%.

As duas Polônias são visíveis no mapa de 312,679 km² (por obra do soviético Józef Stalin) que habitam o mesmo país. De um lado, a cosmopolita, aberta, laica, tolerante, de maior presença nas regiões Noroeste, Oeste, Centro-Oeste, Sudoeste, em Varsóvia e maiores centros urbanos. De outra parte, a ultra-nacionalista, conservadora, católica e retrógrada, que mantém-se cativa nas regiões Leste, Sudoeste e Centro-Leste,  mais notadamente na área rural e pequenas cidades.




Análise dos resultados
Uma análise dos resultados finais apresentados pelo Comitê Nacional Eleitoral permite ver que o eleito recebeu mais votos dos homens que das mulheres.

Entre os homens Andrzej Duda obteve 52,3%. Apenas 47,7% dos homens votaram em Rafał Trzaskowski.

Já as mulheres preferiram o prefeito de Varsóvia ao presidente da república, mesmo que por margem muito pequena (50,2% contra 49,8% para o atual presidente).

O voto feminino parece ser mais progressista que o masculino.

Em relação às faixas etárias, Trzaskowski foi o preferido dos mais jovens. Recebeu 64,4% de votos dos eleitores entre os 18 e os 29 anos. Duda 35,6%.

Trzaskowski também venceu com 55,4% dos cotos contra 44,6% entre pessoas dos 30 aos 39 anos e 55,1% contra 44,9% dos eleitores entre os 40 e os 49 anos de idade.

Andrzej Duda venceu as eleições porque seu eleitorado mais idoso movido pelos discursos e homilias de dois representantes da igreja católica apostólica romana do padre Tadeusz Rydzyk e do arcebispo metropolitano de Cracóvia Marek Jędraszewski. Dois cabos eleitorais importantíssimos do PiS - Partido do Direito e Justiça, fundando pelos gêmeos Kaczyński, em oposição ao mito Lech Wałęsa. Entre os votantes entre os 50 e os 59 anos, Duda conseguiu 59,1%, contra 40,9%. E uma cit'oria acachapante entre os sexagenários com 61,7% contra 38,3%.

Concluindo: quem decidiu as eleições foram os idosos católicos conservadores e da direita ideológica. O menos avisado vai dizer: "Ah! é porque eles viveram o período comunista" e sabem que centro é como se fosse esquerda para deles.

Outra informação relevante dos resultados finais é quanto ao nível de escolaridade. Duda deu de lavada entre os estudantes que possuem apenas o ensino básico, a vitória foi 77,3% contra 22,7% dos votos. Também entre os seminaristas a vitória foi grande: 74,7% contra 25,3%.

Entre os eleitores com ensino médio houve empate técnico. Duda recebeu 50,3% e Trzaskowski 49,7%.

Já entre os eleitores com formação superior o oposicionista  venceu com 65,9% contra 34,1%.

O que permite afirmar que as pessoas com menos estudos votaram no ultra-diretista Duda e os mais estudados no centrista.

Também foi possível perceber que as pessoas com menos rendimentos votaram no atual presidente, e as com maior renda no prefeito de Varsóvia.

Por regiões
De Oeste a Leste a Polônia foi dividida por eleitores centristas e conservadores. Além disso, ficou visível a divisão entre o rural e o urbano. Duda teve amplo apoio entre os pequenos agricultores (que são maioria no país) com 63,2% dos votos contra 36,8% de Trzaskowski .

Nas grandes e médias cidades, Traskowski venceu nas cidades com 200 a 500 mil habitantes por 53,8% contra 46,2% e nas maiores com mais 500 mil pessoas venceu com 61,9% contra 38,1%). Nas pequenas cidades entre 50 e 200 mil habitantes a vitória foi com menor margem, 51,0% contra 49,0%).

Já no exterior, os eleitores que vivem em outras condições sociais e econômicas e distantes dos problemas mais urgentes da população deu ampla vitória ao candidato da oposição. Foi uma vitória maiúscula: 74,1% contra 25,9%. Em apenas dois países importantes Duda conseguiu vencer: Estados Unidos e Ucrânia.

Trzaskowski venceu em 10 das 16 voivodias, mas as seis em que perdeu deram a vitória para a reeleição do atual presidente.

Duda venceu com larga vantagem nas voivodias Subcarpátia (70,9%), Lublin (66,3%), Santa Cruz (64,4%), Podláquia (60,1%) e Pequena Polônia (Małopolska) (59,6%). Não bastasse ganhou na voivodia de Lódz, importante centro operário com 54,5%.

Nas demais, Trzaskowski venceu mas por pequena margem de votos, como na Silésia (51,0%),  na Mazóvia (52,3%), Opole (52,6%), Cujávia-Pomerânia e Vármia-Mazúria (ambas com 53,2%), na Grande Polônia Wielkopolska (54,9%), na Baixa Silésia (55,4%),Pomerânia Ocidental (58,8%), Lubúsquia e Pomerânia (59,2% em ambas).

Entre as capitais de voivodias Trazkowski venceu em 15, perdeu apenas em Rzeszów, capital da Subcarpátia: 49,7% contra 50,3% de Duda. Em Varsóvia, ao mesmo tempo capital do país e da voivodia da Mazóvia, Trzaskowski teve vitória esmagadora: 67,3% contra 32,7%.

Esquerda, existe?
Os eleitores do candidato da esquerda Waldemar Witkowski foram tão poucos que mesmo se transferissem seus votos para Trzaskowski dariam a vitória para o oposicionista.

Dos eleitores de Hołownia, cerca de 83% seguiram a indicação do candidato independente e deram o seu voto a Trzaskowski.

Já os votantes de Biedroń deram 86% para candidato da oposição.

Não se pode dizer que há uma esquerda na Polônia, o país foi dividido neste segundo turno das eleições presidenciais entre extrema-direita e centro-direita. A centro esquerda do ex-presidente Aleksander Kwaśniewski não é nem sobra do que foi. E a esquerda de Valdemar Pawlak não se sustenta em nenhuma eleição. Herança de uma passo recente stalinista de 40 anos. Quatro décadas que o Ocidente dos países aliados preferiram reerguer a Alemanha algoz, do que a Polônia vitimizada. Deixaram os polacos nas mãos do stalinismo soviético e da igreja conservadora do Papa João Paulo II.

Pode-se resumir o eleitor de Andrzej Duda como sendo homem, idoso, extremamente religioso e ouvinte da Rádio Maria, pouco escolarizado, com rendimento baixo, rural e morador do Leste e  centro-leste atrasados economicamente.

Quem votou em Trzaskowski é mulher, jovem, com formação superior e com rendimento superior à média, moradora dos principais centros urbanos e estrangeiro e da metade Oeste-Norte-Noroeste-Sudeste e Sul do país.

Futuro
Trzaskowski e seu PO-Partido da Plataforma Cívica  apresentaram um protesto ao Supremo Tribunal, alegando que milhares de eleitores do exterior foram impedidos de votar, por não terem recebido os envelopes dentro do prazo, ou não lhes chegou à mão. Há, ainda, acusações de irregularidades no voto por correspondência pot causa da pandemia.

Mas as eleições parlamentares (Senado e Sejm-Câmara dos Deputados) serão logo em outubro, ou mais tardar dezembro. O que pode ocorrer é uma incógnita. A coalização de centro-direita ganhou espaços importantes. E a tendência é que cresça. O partido do reeleito é conduzido com mão forte pelo gêmeo vivo dos Kaczyński, o ultra-conservador e inimigo público de Lech Wałęsa, o Jarosław Kaczyński que dá ordens e o presidente Duda acata sem restrição. Não é louco de enfrentar o gêmeo.

Jarosław e aliados continuaram a bater contra as modernidades, aumentando o reacionarismo atacando as minorias LGBTQI, o aborto, e a religiosidade extremada da população mais pobre.

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Resultado Final das Eleições na Polônia

Analistas políticos dizem que Andrzej Duda venceu por um fio de cabelo.

A Comissão Nacional Eleitoral apresentou os resultados finais.

Os polacos decidiram que Andrzej Duda continuará no cargo de presidente pelos próximos cinco anos.

Andrzej Duda ganhou com 51,3% dos votos e Rafał Trzaskowski fez 48,97% dos votos.

10.440.648 polacos votaram no candidato da situação e 10.018.263 votaram no candidato oposicionista da Coalização Cívica.

Sylwester Marciniak, presidente do Comitê Eleitoral, declarou que no total foram 20.636.635 votantes, dos 30.268.460 de polacos com direito a voto. A Polônia tem pouco mais de 38 milhões de habitantes.

A participação do eleitorado chegou a 68,18%.

177 mil votos foram declarados inválidos.

O atual presidente da república, Andrzej Duda, do Partido Direito e Justiça, de perfil de extrema-direita conservadora católica venceu por 422.385 votos.

NO EXTERIOR


Rafał Trzaskowski venceu com 74,12% de votos dos polacos que votaram no exterior.

25,88% dos que votaram fora da Polônia votaram em Andrzej Duda.

Trzaskowski venceu na Alemanha. Trzaskowski obteve 53.889 votos e Andrzej Duda - 15.847. Na Grã-Bretanha, com 144.247 dos votos válidos, Trzaskowski venceu como 112.207, ou 77,77%, e Andrzej Duda obteve 32.067, ou 22,23%.

Na Grã-Bretanha, com 144.247 votos válidos, Trzaskowski venceu como 112.207, ou 77,77%, e Andrzej Duda obteve32.067, ou 22,23%.

Trzaskowski venceu na Croácia. O prefeito de Varsóvia obteve 3.511 dos 4.080 (86%) votos.

Trzaskowski venceu em Portugal com 92,1% dos votos.

Trzaskowski venceu na Espanha com 91,1% dos votos.

Traszkowski venceu ainda na Hungria, Itália, Suécia, Irlanda, Bélgica, China, França, Rússia, Lituânia, Bielorrússia, Áustria, Suiça, Holanda.

Duda venceu nos Estados Unidos e Ucrânia.



BRASIL:

As seções eleitorais em Brasília e Curitiba deram a vitória ao oposicionista Rafał Trzaskowski.


TRZASKOWSKI Rafał Kazimierz 116 votos - 52,25%
DUDA Andrzej Sebastian 106 votos - 47,75% Ao todo nas duas sessões votaram 222 pessoas.

Em Brasília, Duda venceu por 3 votos. 34 a 31. Houve uma frequência de 87,84% dos eleitores aptos a votar.

Em Curitiba, Trzaskowski venceu por 13 votos. 85 votos a 72. Houve uma frequência de 75,20% dos eleitores aptos a votar.

QUEM VENCEU

O fascismo venceu mais uma vez.

Mas as próximas eleições parlamentares, ainda este ano, pode deixar o eleito refém da oposição, que cresceu muito neste segundo turno.

O fascismo na Polônia pode ser considerado por muitos com incompreensível, pois há 75 anos, o país foi massacrado e quase totalmente destruído por um regime fascista e nazista.

Mas o que se seguiu foram 40 anos de um socialismo stalinista muito parecido com o nazismo.

Independente de ideologias de direita e esquerda o que move o eleitor polaco é ainda a Igreja Católica Apostólica Romana do padre Tadeusz Rydzyk e do Arcebispo metropolitano de Cracóvia, Marek Jędraszewski.

Os dois são fascistas, conservadores, contra o aborto legal, contra os grupos LGBT, contra os refugiados sírios, contra os imigrantes ucranianos ilegais, antissemitas e racistas.

Seguem muito das posições conservadoras do herói nacional e Santo Papa João Paulo II, como de resto todos os que votaram na reeleição do extrema-direita Duda.

A poderosa Rádio Maria do padre Rydzyk faz campanha eleitoral acintosa e tradicional para o partido dos gêmeos Kaczyński, o PiS - Partido do Direito e Justiça.

O Arcebispo além de desrespeitar todos os protocolos da OMS contra o coronavírus, promovendo procissões no último Dia de Corpus Christi ataca ferozmente a menina sueca Greta Thunberg, a quem chama de "Oráculo".

Esta foi a resposta de Jędraszewski sobre Greta: "“Não se trata apenas de uma figura adolescente, mas de algo que está se impondo e transformando essa ativista no oráculo de todas as forças políticas e sociais. (...) A nossa cultura está sendo questionada, e toda a ordem mundial está sendo invertida, começando pela existência de Deus, o Criador, e o papel e a dignidade de todo ser humano.”

Estes dois católicos podem explicar porque o eleitor polaco preferiu um fascista a um centrista (os dois candidatos, aliás, são católicos. 95% dos polacos são católicos apostólicos romanos conservadores.

"Ideologia? O que é isto?" , Repetem milhares de fiéis.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

A ambicionada cidadania polaca

A Karta Polaka, ou Cartão Polaco está em vigor desde 14 de julho de 2019, quando foi publicado o decreto sancionado pelo presidente da República da LEI de 16 de maio de 2019, sobre a alteração da lei relativa ao Cartão Polaco, Artigo 1, na Lei de 7 de Setembro de 2007 sobre o Cartão Polaco (Diário das Leis de 2018, números 1272 e 1669).

Antes disso, ninguém escreveu mais se empenhou no Brasil para a existência da Karta Polaka também para os descendentes brasileiros de imigrantes polacos que... Ulisses Iarochinski.

O empenho de Iarochinski para a existência de um documento que reconhecesse a descendência dos brasileiros de origem polaca começaram quando teve sua solicitação de cidadania, negada pelo departamento de emigração da Voivodia da Mazóvia, em 2005, depois de três anos de espera por um resultado positivo.

Indignado, Iarochinski foi pessoalmente a Varsóvia conversar com a diretora do Departamento que analisava os pedidos do mundo inteiro. Ouviu dela, que a confirmação não era possível, porque o avô Bolesław Jarosiński tinha saído do território da Polônia, ocupado pelo Reino da Rússia, antes de 1918.

Iarochinski argumentou que esta alegação não estava na Lei de Concessão de Cidadania Polaca. A diretora concordou, mas afirmou que era uma questão de interpretação da lei.

Se o sr. Bolesław não possuía nenhum documento que provasse sua cidadania polaca, o descendente não poderia receber o diploma de cidadão, pois o que o avô possuía era, provavelmente, a cidadania  e documentos do invasor russo. Portanto, a cidadania polaca não era possível, embora ele tivesse nome, sobrenome, falasse polaco, comesse pierogi, fosse loiro, tivesse olhos azuis e tivesse nascido na Vila Helenów, Cidade de Wojcieszków, sub-província de Łuków, província de Siedlce, fosse polaco de origem, ele não tinha documentos, nem cidadania, porque a Polônia não existia em 1905, ano de nascimento do sr. Bolesław 

Passados cerca de dois anos, Iarochinski conseguiu obter o visto permanente de residência e trabalho na Polônia. Não era cidadania, mas já podia ter pelo menos uma carteira de identidade polaca, o chamado "Stałego Pobytu" (Visto permanente).

Um ano mais tarde, de posse do "Stałego", deu entrada em nova solicitação de cidadania, desta vez, através do departamento de imigração da Voivodia da Małopolska (Pequena Polônia).

Carteira de Identidade da Polônia

Foi exigida a certidão de nascimento brasileira traduzia em juramentado para o idioma polaco, o que permitiu a expedição pelo Cartório do Registro Cívil da cidade de Cracóvia, da certidão polaca necessária para o processo de obtenção da cidadania polaca.

Certidão de Nascimento Polaca

Mais uma vez, a demora numa confirmação, fez Iarochinski buscar o  apoio de um deputado do mesmo partido do Presidente e do Primeiro-Ministro da Polônia, o PiS - Partido do Direito e Justiça, Deputado Adam Abramowic.

Abramowic foi decisivo, em duas semanas a sonhada cidadania polaca para Ulisses iarochinski foi concedida.

Passaporte polaco
O deputado, sensível, aos reclamos de Iarochinski, chegou a ter conversações no Departamento da Voivodia da Mazóvia e a encaminhar um projeto no Sejm (Câmara dos Deputados) para que fosse revista a interpretação da Lei por parte dos funcionários do governo polaco encarregados de analisar os pedidos de descendentes de emigrantes que saíram do território ocupado da Polônia antes de 1918.

As ações do deputado não chegaram a dar resultados. Mas sua preocupação com a causa dos descendentes continuou. Há pouco mais de dois atrás, o agora diretor da Associação Nacional dos Pequenos e Médios Empresários da Polônia começou uma campanha para tornar a Karta Polaca sancionada em 2007 para polacos do Leste Europeu, estendida para os descendentes do resto do mundo.

Abramowic buscou apoio da Associação Nacional dos Empresários e Empregadores da Polônia e do jornalista brasileiro-polaco Ulisses Iarochinski, contemplado com a cidadania polaca em 2008.

As gestões acabaram no lançamento, na sede nacional da Associação Nacional do Empresários da campanha "Vamos trazer os brasileiros" com a presença especial de Iarochinski, via skype no telão, direto de Curitiba.



O passo mais importante tinha sido dado e  com isto a Karta Polaka / Cartão Polaco, com o apoio de todos os empresários da Polônia logo se tornou realidade. Foi aprovada no Sejm, no Senado e sancionada pelo Presidente da República.

E o primeiro brasileiro a receber a Karta Polaka foi o amigo de Iarochinski e ex-colega de doutorado na Universidade Iaguielônica de Cracóvia, Lourival Araújo Filho, em fevereiro de 2020.

Primeiro Cartão Polaco concedida para um brasileiro (frente e verso)

A luta pelo reconhecimento da cidadania dos brasileiros descendentes de imigrantes polacos que chegaram ao Brasil antes de 1918, continua.

Luta que, ao que parece, nunca sensibilizou as associações que se dizem polono-brasileiras. Mas que nunca faltou a Iarochinski, que através deste blog criado em julho de 2005 tem publicado tudo sobre cidadania e Cartão Polaco. Acompanhe nos links abaixo alguns do textos publicados, inclusive com a tradução da Lei de Concessão do Cartão Polaco para brasileiros e outros estrangeiros de origem polaca.








sábado, 27 de junho de 2020

Túmulo do século XVI revela esqueletos de mais de 100 crianças com moedas na boca.

Local do antigo cemitério
Um total de 115 corpos foi descoberto por arqueólogos depois que os trabalhadores da construção em um trecho da auto-estrada S19, que faz parte do projeto Via Carpatia de 700 km de extensão que ligará as voivodias bálticas ao sudeste da Europa, passando pelas regiões da Podláquia, Mazóvia, Lubelsca e Subcarpata descobriram ossos humanos durante o trabalho em Jożowe, perto da cidade de Nisko, na voivodia Subcarpata.

A Diretoria Geral de Estradas e Auto-estradas Nacionais confirmou a descoberta, dizendo que cerca de “70 ou 80 por cento de todos os corpos são de crianças” e que foram encontrados em terreno arenoso em um eixo leste-oeste com suas cabeças voltadas para oeste.

Foto: Arkadia Firma Archeologiczna

Quando os arqueólogos olharam mais de perto os corpos, ficaram surpresos ao descobrir que alguns deles tinham moedas colocadas na boca.

Katarzyna Oleszek, arqueóloga que trabalha no local, disse: “Certamente é um sinal de suas crenças. As moedas são chamadas de ídolos dos mortos ou de Caronte. É uma antiga tradição pré-cristã. Mas é cultivada há muito tempo, mesmo no final do século XIX, e era praticada pelo papa Pio IX. ”

Antropóloga Katarzyna Oleszek
O obol de Charon é um termo para uma moeda colocada na boca de uma pessoa morta antes do enterro. A tradição remonta à Grécia e Roma antigas. A moeda era um pagamento ou suborno para Charon, o barqueiro que transportava almas através do rio que dividia o mundo dos vivos do mundo dos mortos.

Os corpos encontrados em Jeżowe não datam dessa época, no entanto. As moedas encontradas foram cunhadas no período de Sigismundo III Vasa, que foi o rei da Polônia entre 1587 e 1632. Também foram encontradas moedas conhecidas como boratynki, que datam do reinado de João II Casimiro, entre 1648 e 1668.

Moedas do reinado de João II Casimiro
A descoberta confirma as teorias dos arqueólogos e as especulações dos moradores de que crianças foram enterradas em um cemitério em uma área conhecida como Montanha da Igreja.

Além das moedas, nenhum outro item foi encontrado nas sepulturas. Não havia botões, pregos ou cabos de caixão, o que Oleszek diz sugere que a comunidade que as enterrou era muito pobre.

A área agora está arborizada e não há marcas salientes. Apenas uma pequena capela oferece sinal da antiga igreja.



Oleszek disse: “Sabemos de fontes que, durante uma visita dos bispos de Cracóvia aqui em Jeżowe em 1604, já havia uma grande igreja paroquial, com um jardim, uma reitoria, uma escola e um cemitério. Provavelmente já existia desde 1590. ”

Foto: Arkadia Firma Archeologiczna)
Os corpos foram encontrados em solo arenoso e dispostos em um eixo leste-oeste, todos com cabeças para o oeste nas costas, com as mãos nas laterais. Os túmulos são provavelmente aqueles da seção infantil do cemitério.

Uma sepultura contém os corpos de quatro crianças. Eles estavam em formação fechada, mas não um em cima do outro. Todas as suas cabeças estão descansando para um lado na mesma direção. O quarto esqueleto, na extremidade do grupo, é muito mais jovem que os outros.

“O arranjo dos esqueletos, o estado de sua preservação, mostra que a descoberta é um cemitério da igreja católica, que certamente foi resolvido. Nenhum túmulo foi danificado por outro. Os habitantes sabiam exatamente onde estavam os túmulos e cuidaram deles ”, disse Oleszek.

Foto: Arkadia Firma Archeologiczna)
Os restos dos corpos serão exumados e, depois de estudados por antropólogos, serão repassados ​​para a igreja paroquial local e enterrados novamente no cemitério em Jeżów Pikuła - Podgórze onde se encontravam.

A maioria dos corpos foi enterrada em sepulturas individuais e a ordem e a planificação original das sepulturas serão preservados. O grupo de quatro crianças será novamente enterrado junto.

Foto: Arkadia Firma Archeologiczna

A pequena Jeżowe, pertence à cidade de Nisko e a 45 km da capital da voivodia, Rzeszów. Tem uma população de 5.200 habitantes.

Foto de Domínio Público / Jeżowe visto do alto



Fontes: The First News, Prefeitura de Jeżowe, Socientifica, Aventuras na História

Tradução e adaptação para o português: Ulisses Iarochinski

Polônia escolhe presidente da república amanhã

Meu orientador no mestrado em Ciências da Cultura Internacional pela Universidade Iaguielônica de Cracóvia, Professor doutor habilitado também é um poeta.

Prof. dr hab. Tadeusz Paleczny
Ontem, ele publicou em seu facebook vários epigramas (como ele os chama) sobre as eleições presidenciais na Polônia deste domingo. Sua posição política é a mesma que a minha em relação às causas polacas.

Traduzi e este é o texto e epigramas do Prof. Dr Hab. Tadeusz Paleczny:

"A partir de segunda-feira, a Polônia não será mais a mesma. Será melhor para o pior. E metade reivindica o pior para a parte melhor e patriótica. isso, no entanto, só pode ocorrer após o segundo turno.

É impossível colocar em palavras a bagunça e o lixo que os governos do PiS (Partido do Direito e Justiça) nos levaram. Contudo, estou constantemente enfrentando esta tarefa.

Hoje, pela última vez, estou postando meus epigramas. Um pouco mais do que o habitual, mas é uma tentativa de síntese. Quem concorda comigo, compartilhe-os com outras pessoas. Não é com isso que a Polônia mudará. A mudança ocorrerá, à medida que avançarmos, votarmos e enviarmos essa turma para onde ela pertence: para o Leste."

Tem que ser assim?
O que haveria lá no mundo da peste ou da guerra
Se fosse a Polônia leiteira

Algo de Wyspiański
O que está acontecendo na Polônia é bem parecido
Dança empalhada

Assimetria
Quando os piores avós
Incluem melhores empregos

Reformadores
Mediocridade
E seus pavios jurídicos

Pergunta
Quanta massa ainda pode ser pressionada
Massa escura eleitoral?

Causa?
A Polônia abusada
Por causa da dor no joelho de um homem

No campo governante
Depois de se levantar de joelhos
Mais e mais há sinais de ansiedade

Pragas Nacionais
Destino culpado pelo mal duas vezes
Do governo do PiS à praga

A maioria dos deputados do PiS na Câmara
Esses corpos
Também são uma pandemia

Velha verdade
Nada além ameaça mais nossa liberdade
Que uma aliança do trono e do altar


P.S. Tudo indica, pelas projeções dos diferentes institutos de pesquisa que as eleições presidenciais, deste domingo, devem levar a um segundo turno.

Embora o atual do presidente da república Andrzej Duda esteja à frente nas pesquisas neste primeiro turno, o candidato da coalização oposicionista prefeito Municipal de Varsóvia, Rafał Trzaskowski, vencerá o segundo turno acabando com o desastroso sob todos aspectos governo de estrema-direita do PiS - Partido do Direito e Justiça.

Duda e Trzaskowski